Inscrições para blocos carnavalescos em 2020 serão de 1º a 31 de julho.
A cada ano o Carnaval de rua do Rio de Janeiro cresce não só em popularidade como também na sua estrutura, organização e planejamento.
O carnaval de rua do Rio de Janeiro em 2020 promete ser um dos melhores e maiores dos últimos anos e a Riotur já definiu conforme publicação no Diário Oficial do Município nesta semana (24) , o período em que blocos interessados em desfilar no Carnaval de 2020 poderão se inscrever junto ao governo municipal. As inscrições começam no próximo dia 1º vão até o dia 31 de julho.
De acordo com a Riotur, os representantes dos blocos devem prestar atenção às datas, uma vez que não haverá prorrogação de prazo. A partir de agosto, os pedidos serão analisados, para saber se os interessados se enquadram dentro dos requisitos exigidos. A Portaria 240, que regulamenta o calendário para o cadastramento, assinada pelo presidente da Riotur, Marcelo Alves, visa organizar o Carnaval de Rua da cidade, coibindo agremiações sem organização e que colocariam foliões em risco.
Ainda de acordo com a portaria, após recebimento do DCP, o Representante Legal deverá dirigir-se aos órgãos competentes, abaixo listados, para obtenção da documentação complementar obrigatória, através da Riotur, o DCE – Documento de Cadastro Efetivado.
Sistema de som também tem regras
Os veículos utilizados pelos blocos carnavalescos, tais como carro de som, trios elétricos e assemelhados, deverão estar com as exigências e obrigações legais devidamente cumpridas de acordo com a legislação estadual . Fica proibida, na Cidade do Rio de Janeiro, a delimitação de espaços, por meio de cordas e/ou seguranças (“áreas privadas”), pagos ou não, nos desfiles de blocos ou bandas de rua e nos ensaios carnavalescos de rua, no período de que trata o art. 1º do Decreto nº 32.664/2010. (Redação do parágrafo dada pelo Decreto nº 36.760 de 05/02/2013). Já as demais exigências inerentes às peculiaridades de bairros e ruas, seguirão sempre critérios das Coordenadorias de Áreas de Planejamento (Subprefeituras).
Fonte : Prefeitura do Rio de Janeiro