Ilha do GovernadorRio de Janeiro

Castramóvel do RJPET chega à Ilha do Governador nesta segunda, dia 5

Secretaria de Estado de Saúde oferece serviço gratuito de esterilização de animais

Tutores e protetores de cães ou gatos da Ilha do Governador poderão levar seus animaizinhos para castrar no castramóvel do RJPET, programa da Secretaria de Estado de Saúde. A partir da próxima segunda-feira (05), o ônibus ficará na Praia da Bandeira, ao lado da Estação das Barcas e da UPA Pediátrica no Cocotá, até 30 de junho. Sempre é bom lembrar que o serviço é gratuito e aberto a pessoas de qualquer região do estado.

O horário de funcionamento do ônibus castramóvel do RJPET é das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Os agendamentos devem ser realizados exclusivamente pelo site: rjpet.com.br. Os protetores podem agendar até oito castrações mensais; os tutores, um animal por mês. Cada ônibus conta em média com uma equipe de 25 profissionais, entre veterinários, técnicos e auxiliares, atuando desde a castração até a devolução do animal para o tutor. Todo o procedimento leva no mínimo 45 minutos.

HIG 970×250

A subsecretária de Proteção e Bem-Estar Animal, Camila Costa, destaca que as pessoas que não têm a possibilidade de comparecer aos ônibus também podem usar o serviço.

– No site, há a opção de marcar o procedimento numa clínica veterinária mais próxima de sua casa. E temos clínicas em todas as regiões do estado. Os endereços estão disponíveis na página – diz ela.

Os castramóveis do RJPET estiveram no Bangu Shopping entre 29 de maio e 2 de junho e realizaram aproximadamente mil esterilizações de animais da Zona Oeste, somando cães e gatos.

Em dezembro de 2021, o Governo do RJ deu início ao programa estadual de esterilizações de animais e, em apenas 12 meses, alcançou a marca de mais de 200 mil animais castrados, tornando-se o maior projeto de castração móvel do mundo. Entre seus objetivos principais, o projeto de castração visa diminuir o número de animais abandonados nas ruas.

Importância da castração

A castração pode reduzir não só a quantidade de gatos e cães pelas ruas, bem como diminuir os riscos de esses animais apresentarem doenças reprodutivas. Segundo o veterinário Felipe Silveira Moreno, do RJPET, a castração pode evitar que cadelas e gatas tenham infecção do útero (piometra).

– Além disso, tumores de mama, estresse durante o cio e até gravidez psicológica podem também ser evitados. No caso dos machos, a castração diminui a possibilidade de apresentarem tumores de testículos e próstata, doenças sexualmente transmissíveis, fugas, agressividade e marcação de território – explica o veterinário.

Serviço
Castramóvel RJPET Ilha do Governador:
Praia da Bandeira s/n, ao lado da Estação das Barcas de Cocotá
Período: 05 a 30 de junho de 2023 (de segunda a sexta-feira, exceto feriados).
Horário: Das 8h às 14h.

Castramóvel RJPET Rocinha:
Complexo Esportivo da Rocinha (Rua Bertha Lutz, 84)
Período: 05 de junho a 07 de julho de 2023 (de segunda a sexta-feira, exceto feriados).
Horário: Das 8h às 14h.

Fonte:www.saude.rj.gov.br

Etiquetas

Artigos relacionados

amateurfetishist.com tryfist.net trydildo.net
Fechar