Carla Pereira

Alunos da rede estadual de ensino deram vida a Nelson Rodrigues no palco do teatro João Caetano .

Os jovens participam do programa " aprendizes em ação " criado pelo Instituto Arcádia em 2018

Os alunos das escolas Estaduais Maria de Lurdes Oliveira ( Tia Lavôr) , do Colégio Estadual Mendes de Moraes , juntos com os outros alunos do Colégio Estadual Vilma Atanázio e do Instituto de Educação Sarah Kubitschek , ambos de Campo Grande , deram vida as obras de Nelson Rodrigues no palco do teatro João Caetano nesta terça feira, dia 26 de março.

A peça que foi elaborada pelos instrutores do programa “aprendizes em ação” que é promovido pelo Instituto Arcádia nestas escolas desde o ano passado , reuniu no palco do teatro os 162 jovens que participam do projeto e surpreenderam a platéia com as encenações que também teve a participação especial de Sacha Rodrigues , neto do jornalista, escritor ,torcedor do Fluminense que é considerado por muitos o ” William Shakespeare Brasileiro ” , Nelson Rodrigues.

Ao todo, foram seis exibições feitas pelos jovens aprendizes e teve também uma emocionante homenagem ao jornalista Ricardo Boechat – falecido em fevereiro de 2019 e grande parceiro do Instituto Arcádia – o coordenador Alexandre Sapucaia interpretou o apresentador em uma das performances.

O evento que teve a data escolhida em comemoração ao dia mundial do teatro , comemorado dia 27 de março , reuniu diretores das escolas, professores, familiares , amigos dos alunos e também muitos apoiadores do projeto que foram ao teatro mais antigo da cidade do Rio de Janeiro assistirem o sucesso da estréia dos jovens no palco .

No próximo mês as apresentações serão na Ilha do Governador e começam nos dias 3 e 10 de abril . Os alunos vão encenar para o público nos palcos do antigo teatro Operón e no Colégio Estadual Professor Mendes de Moraes, onde surgiram grandes nomes da dramaturgia Brasileira ; como Bemvindo Sequeira , Suzana Vieira e Miguel Falabella.

Sobre o projeto :

O programa é o primeiro curso de teatro voltado para jovem aprendiz do Brasil e foi criado pelo Instituto Arcádia em maio de 2018 em parceria com o Ministério da Economia (ME), RioSolidario, Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) e Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

Os jovens que fazem o projeto recebem toda  qualificação profissional  durante 15 meses, totalizando 1.200 horas, com aulas nos turnos da manhã e da tarde, com carteira de Trabalho  assinada e recebendo salários como Jovem aprendiz e participam de aulas teóricas e práticas de interpretação de textos e personagens, ensaio de obras dramáticas,  desenvolvimento de procedimentos de interpretação e de pesquisas e demonstração de competências pessoais. Além disso, também aprendem técnicas de direção de teatro e de palco, cenografia, sonoplastia, entre outros ensinamentos aplicados e adotados nos campos da arte e da cultura.

Também recebem aulas extra curriculares como palestas , workshops e cursos com foco no aperfeiçoamento profissional e social.

Alunos das Escolas Estaduais da Ilha do Governador  , Mendes de Moraes e Maria de Lurdes Oliveira ( Tia Lavôr) no palco do Teatro João Caetano .

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo