Dia Nacional dos Bombeiros – 163 anos de orgulho para a nossa nação.
A data foi decretada oficialmente no Brasil no ano de 1954 para homenagear os nossos heróis .O dia também remete aos 163 anos da corporação , quando a data foi instituída a partir da inauguração do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte em 2 de julho de 1856.
Hoje é celebrado em nossos país o dia dos nossos heróis, o Dia do Bombeiro Brasileiro . O dia 2 de Julho é um dia em que devemos homenagear a todos esses homens e mulheres que arriscam as suas vidas para proteger as pessoas, as cidades e as florestas do risco de incêndios, desastres naturais, desabamentos, etc.
Para se tornar um bombeiro , o profissional recebe um forte treinamento, para que assim ele seja capaz de atuar de maneira segura tanto para ele, como também para a população.
Queridos e respeitados no Brasil inteiro, os bombeiros têm a função de salvar em todos os casos de emergência e catástrofes, coletivas ou individuais, na presença ou não de fogo, como em enchentes, atropelamentos e outras situações de risco , os bombeiros também desenvolvem projetos sociais e educativos, com o objetivo de tentar melhorar a qualidade de vida da comunidade , como a colônia de férias do projeto Botinho que desde 1963 capacita crianças e adolescentes com orientações sobre condições do mar, primeiros socorros e como evitar afogamentos e recentemente se tornou patrimônio do Estado do Rio de Janeiro.
Como exemplo do que aconteceu em Brumadino, Minas Gerais , os bombeiros brasileiros deram exemplo do quanto são importantes em nossas vidas, mesmo com salários atrasados, as equipes de resgate atuaram em condições adversas, calor de mais de 30 graus, sítio contaminado com resíduos tóxicos e lama até altura do nariz, foram alguns dos desafios enfrentados e que foram acompanhado pelo Brasil inteiro.
163 anos :
A corporação foi fundada no Brasil em 2 de julho de 1856 pelo imperador Dom Pedro II, no Rio de Janeiro, com o nome de Corpo de Bombeiros Provisório da Corte. A criação centralizou as funções de bombeiros existentes em outras forças.
Em 1889, após a Proclamação da República, a instituição passou a ser chamada de Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Mais tarde, com a Constituição de 1988, tornou-se Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
Em 2 de julho de 1964, vieram do Rio para Brasília dois oficiais que coordenaram a chegada corporação ao Planalto Central. Os anos de 1964 a 1967 foram de intensas dificuldades. A maioria dos optantes do Corpo de Bombeiros ainda permanecia no Rio de Janeiro, enquanto, no território candango, os pioneiros garantiam à Corporação o direito de continuar existindo organizadamente