Carla Pereira

11 de Abril: Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson

Mais de 200 mil pessoas apresentam mal de Parkinson no Brasil

Dia 11 de abril, é o dia mundial de Conscientização da Doença de Parkinson e informar-se sobre essa doença que já atinge 1% da população mundial e mais de 200 mil Brasileiros é fundamental para o diagnóstico precoce e para a realização de um tratamento adequado .

O envelhecimento da população é um dos fatores que está provocando um aumento significativo dos casos de Mal de Parkinson. A doença que está diretamente ligada ao tempo de vida , têm maior prevalência entre os idosos com mais de 70 anos. Mas , vale ressaltar que embora o número de pessoas com a doença de Parkinson aumente com a idade, ela não acontece apenas em pessoas idosas, podendo acontecer em qualquer idade, tanto  em  homens quanto em mulheres .

Parkinson é uma doença progressiva do sistema neurológico que afeta principalmente o cérebro e se não for tratada, a doença piora até a pessoa se tornar completamente inválida. O Parkinson pode levar à deterioração de todas as funções cerebrais e até à morte prematura.

Não há cura conhecida para o Parkinson , mas há tratamentos que prioritariamente controlam os sintomas ,  prolongam o tempo de vida e amenizam os danos fisiológicos . Para o tratamento , são usados basicamente medicamentos e em alguns casos uma cirurgia pode ser necessária .

O que quase ninguém sabe e que os primeiros sintomas do mal de Parkinson podem começar 20 anos antes de a doença se manifestar, e por isso se torna ainda mais importante a conscientização  da sociedade para que saibam mais sobre o mal de Parkinson .

A lentidão dos movimentos e os tremores nas extremidades das mãos, costumam ser os primeiros sinais da doença. A diminuição do tamanho das letras ao escrever é outra característica que deve ser notada . Outros sintomas que podem estar associados ao início da doença são: rigidez muscular; prisão de ventre , redução da quantidade de movimentos, distúrbios da fala, dificuldade para engolir, depressão, dores, tontura e distúrbios do sono, respiratórios, urinários , entre outros .

Não existe maneira comprovada para se prevenir do Mal de Parkinson, porém os médicos recomendam algumas atitudes que podem retardar o aparecimento dos sintomas , como manter a atividade intelectual, ler , acompanhar o noticiário e praticar atividades físicas, pois fazer exercícios físicos regularmente ajuda a preservar a qualidade dos movimentos.

Caso você apresente ou conheça alguém com qualquer um dos sintomas descritos neste artigo , o conselho é procurar ajuda médica e marcar uma consulta com um neurologista .

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo