Transcarioca: trecho da Avenida Brasil é liberado antes do programado
A Avenida Brasil foi totalmente liberada na altura de Ramos, junto ao acesso à Ilha do Governador, nesta quarta-feira (23), por volta de 8h30 desta manhã (1h30 antes do previsto). Foram 60 horas de trabalhos quase ininterruptos, que demandou uma equipe de cerca de 200 profissionais, atuantes em três turnos. A interdição foi necessária para viabilizar o avanço na construção do arco do Viaduto Pedro Ernesto – estrutura que integrará o BRT Transcarioca – que irá transpor a Avenida Brasil, sem pilar intermediário, num vão livre de 150 metros. Na ocasião, foram içados dois semi-arcos de aço com extensão de cerca de 98 metros, cada, que formaram a estrutura única que está a 46 metros de altura, em relação ao solo.
Visando minimizar os efeitos ao tráfego, foi montada uma operação de trânsito que contou com 250 controladores de trânsito da CET-Rio, além de agentes da Guarda Municipal. Os profissionais trabalharam para manter a fluidez, efetuar os bloqueios e os desvios necessários e contaram com 11 reboques posicionados para desobstrução das vias, em caso de quebra de veículo ou acidentes.
Ao todo, 50 painéis de mensagens variáveis móveis e 13 fixos orientaram os motoristas, informando sobre bloqueios e rotas a serem utilizadas, além das condições do tráfego. O Centro de Operações Rio atuou no monitoramento de toda a região impactada, permitindo que técnicos da CET-Rio implantassem ajustes semafóricos em função das condições do trânsito, em cada momento.
Nas 60 horas da interdição, foram registrados 14 acidentes sem gravidade, sendo 11 na Linha Vermelha e três na Avenida Brasil. Os números são menores do que os registrado em dias normais.
A Secretaria Municipal de Obras (SMO) dará seguimento à construção do arco estaiado do Viaduto Pedro Ernesto atuando na colocação dos estais e lajes do tabuleiro de estrutura. A previsão é que essa etapa do BRT Transcarioca seja concluída em maio.
Para isso, será retomado o esquema de interdição que já vigorava na Avenida Brasil, na altura de Ramos, antes desse grande fechamento da via. A partir desta quarta-feira (23/04), uma faixa da pista central, por sentido; a pista lateral inteira, sentido Zona Oeste; e meia pista da lateral, sentido Centro vão permanecer interditadas ao tráfego de veículo, como anteriormente.