Ilha do Governador

Saúde Criança Ilha e o suporte no tratamento da fissura labial

A Saúde Criança Ilha é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), que aplica a Metodologia Saúde Criança, reconhecida internacionalmente. A entidade atua com crianças e jovens portadores de fissura labiopalatina em tratamento no Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto. Atualmente a instituição assiste mais de 140 famílias em situação de vulnerabilidade social e miséria.

O objetivo de todo o suporte oferecido é que os pacientes não abandonem o tratamento gratuito por conta da situação de pobreza e que evoluam em qualidade de vida. A metodologia saúde criança também  é aplicada com as famílias para geração de renda, melhorias na moradia e ações para a cidadania.

A fissura labiopalatina é uma abertura no lábio e céu da boca que traz dificuldades para a amamentação, aumenta o risco às infecções, altera a fala, a audição e a estética facial, com comprometimento psicossocial decorrente.

Sua sede fica no próprio Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto, localizado na Ilha do Governador, na zona norte do Rio de Janeiro. Ao longo de sua existência já recebeu premiações e contou com apoio de editais, parcerias e patrocínios, como: Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Instituto Phi, Instituto da Criança, Instituto Dara, Smile Train, IBM e Rotary, entre outros.

Em média são 130 crianças mensalmente que recebem assistência, com esse suporte é possível reduzir em mais de 90% os atrasos cirúrgicos que aconteciam por deficiência nutricional do bebê. Em 13 anos, cerca de 1.300 crianças foram apoiadas, mães e pais resgataram a auto estima e as famílias alcançaram uma melhor qualidade de vida. Aproximadamente 5.500 pessoas foram impactadas. A ação acontece com o apoio de voluntários, colaboradores, parceiros e patrocinadores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo