Ilha de Paquetá

Projeto prevê vacinação em massa na Ilha de Paquetá

Foto: Thiago S. Peixoto / ilhadepaqueta.com.br
Os moradores da Ilha de Paquetá, que fica no nordeste da baía de Guanabara e pertence ao município do Rio de Janeiro, poderão ser vacinados em massa contra a covid-19. A proposta faz parte de um experimento que pretende avaliar os efeitos da imunização em larga escala. O projeto se assemelha ao realizado no município paulista de Serrana, que teve uma redução significativa nos indicadores de óbitos e incidência da doença, depois que 75% da população foi vacinada.

No Rio de Janeiro, o projeto foi desenvolvido por institutos científicos, como a Fundação Oswaldo Cruz, e submetido à apreciação do Comitê de Especialistas de Enfrentamento à Covid-19 da Prefeitura. Na Ilha de Paquetá, os cerca de 4 mil e 500 moradores devem ser imunizados com a AstraZeneca, vacina fabricada no país pela Fiocruz.

Por nota, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que o Comitê apoia a possibilidade de um estudo com a vacinação de toda a população da Ilha. O texto informa que o projeto deverá contar com apoio de institutos científicos e produtores de vacina, entre outros órgãos. A secretaria não esclareceu, no entanto, detalhes do projeto como, por exemplo, quando a vacinação em massa começaria.

Desde o início da pandemia, a Ilha de Paquetá, que só pode ser acessada por barcos, acumula 263 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus e 12 mortes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo