Vaccinando – Teste Rápido
Ilha do Governador

Projeto “Absorventes para Todes” tem locais de coletas na Ilha do Governador

Pobreza menstrual é o nome dado à falta de acesso de mulheres e meninas a produtos básicos para manter uma higiene digna no período da menstruação. A problemática, não é apenas pela ausência de dinheiro para obter o absorvente, mas também há relação com a precariedade da infraestrutura no ambiente onde elas vivem, como acesso a água e saneamento básico. Desde 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU), reconhece que a higiene menstrual é um direito humano.

Prosper 20 anos

Dados do Unicef revelaram que 713 mil meninas brasileiras vivem sem banheiro ou chuveiro em casa. Já um levantamento da marca Sempre Livre, mostrou que 22% das jovens de 12 a 14 anos no Brasil não têm acesso a produtos de higiene no período menstrual. As adolescentes entre 15 e 17, o número sobe para 26%.

Miolo de pão, folhas de jornais, panos velhos, são alguns métodos encontradas por essas mulheres em situação de vulnerabilidade como alternativa à falta de acesso ao absorvente. A ausência dele, pode causar também perda da autoestima e confiança nas mulheres.

Pensando nesse problema que impacta a sociedade de uma forma geral, a insulana Liz de Andrade, começou o “Projeto Absorventes para Todes”, que promove a distribuição de suprimentos menstruais para mulheres em situação de vulnerabilidade social na região da Ilha do Governador e do Rio de Janeiro.

Liz e um grupo de amigos se uniram em prol dessas mulheres, com o intuito de ajudar a coletar doações de produtos de higiene menstrual e junto com a parceria que fizeram com as ONGs: O GRAM, Grupo de Apoio a Mulher e Mãos de Ajudar, que auxiliam na distribuição dos kits para os moradoras de rua.

Há duas formas de contribuição. A primeira, são os Centros de Coletas Físicos, para quem mora na Ilha do Governador. Basta a pessoa checar a lista de endereços e escolher aquele que se aproxima mais de sua residência e contribuir com qualquer quantidade de absorventes e será recolhido por um dos colaboradores.

Já a segunda forma, é para quem não mora na Ilha e não possui disponibilidade de ir até um Centro de Coleta Físico. Quem preferir, pode contribuir financeiramente, através de uma vaquinha on-line, onde o usuário pode doar qualquer quantia desejada para o projeto.

Todos os valores arrecadados ficam abertamente expostos no site e qualquer um que desejar pode conferir quanto foi arrecadado. Assim, todo fim do mês é recolhido o valor total, afim de realizar a compra dos absorventes. Para garantir a transparência do processo e garantir a confiança dos colaboradores, o grupo publica o comprovante em sua rede social.

Instagram do projeto: @absorventesparatodes

Centros de coleta:

Bancários: Rua Cabo Branco, 7.
Domingo a domingo.
Contato: 96781-4667

Ribeira: Praia do Jequiá, 102.
De terça, quinta e domingo.
Contato: 99238-6342

Portuguesa: Rua Engenheiro Coelho Cintra, 335.
Sábado e domingo.
Contato: 999311-1355

Jardim Carioca: Rua Jutlândia, 223.
Segunda-feira.
Contato: 98217-1511

Jardim Guanabara: Rua Cambaúba, 868.
Segunda à sexta.
Contato: 99427-8906

Etiquetas

Artigos relacionados

amateurfetishist.com tryfist.net trydildo.net
Fechar
Fechar