Ilha do Governador

Projeto “Absorventes para Todes” tem locais de coletas na Ilha do Governador

Pobreza menstrual é o nome dado à falta de acesso de mulheres e meninas a produtos básicos para manter uma higiene digna no período da menstruação. A problemática, não é apenas pela ausência de dinheiro para obter o absorvente, mas também há relação com a precariedade da infraestrutura no ambiente onde elas vivem, como acesso a água e saneamento básico. Desde 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU), reconhece que a higiene menstrual é um direito humano.

Dados do Unicef revelaram que 713 mil meninas brasileiras vivem sem banheiro ou chuveiro em casa. Já um levantamento da marca Sempre Livre, mostrou que 22% das jovens de 12 a 14 anos no Brasil não têm acesso a produtos de higiene no período menstrual. As adolescentes entre 15 e 17, o número sobe para 26%.

Miolo de pão, folhas de jornais, panos velhos, são alguns métodos encontradas por essas mulheres em situação de vulnerabilidade como alternativa à falta de acesso ao absorvente. A ausência dele, pode causar também perda da autoestima e confiança nas mulheres.

Pensando nesse problema que impacta a sociedade de uma forma geral, a insulana Liz de Andrade, começou o “Projeto Absorventes para Todes”, que promove a distribuição de suprimentos menstruais para mulheres em situação de vulnerabilidade social na região da Ilha do Governador e do Rio de Janeiro.

Liz e um grupo de amigos se uniram em prol dessas mulheres, com o intuito de ajudar a coletar doações de produtos de higiene menstrual e junto com a parceria que fizeram com as ONGs: O GRAM, Grupo de Apoio a Mulher e Mãos de Ajudar, que auxiliam na distribuição dos kits para os moradoras de rua.

Há duas formas de contribuição. A primeira, são os Centros de Coletas Físicos, para quem mora na Ilha do Governador. Basta a pessoa checar a lista de endereços e escolher aquele que se aproxima mais de sua residência e contribuir com qualquer quantidade de absorventes e será recolhido por um dos colaboradores.

Já a segunda forma, é para quem não mora na Ilha e não possui disponibilidade de ir até um Centro de Coleta Físico. Quem preferir, pode contribuir financeiramente, através de uma vaquinha on-line, onde o usuário pode doar qualquer quantia desejada para o projeto.

Todos os valores arrecadados ficam abertamente expostos no site e qualquer um que desejar pode conferir quanto foi arrecadado. Assim, todo fim do mês é recolhido o valor total, afim de realizar a compra dos absorventes. Para garantir a transparência do processo e garantir a confiança dos colaboradores, o grupo publica o comprovante em sua rede social.

Instagram do projeto: @absorventesparatodes

Centros de coleta:

Bancários: Rua Cabo Branco, 7.
Domingo a domingo.
Contato: 96781-4667

Ribeira: Praia do Jequiá, 102.
De terça, quinta e domingo.
Contato: 99238-6342

Portuguesa: Rua Engenheiro Coelho Cintra, 335.
Sábado e domingo.
Contato: 999311-1355

Jardim Carioca: Rua Jutlândia, 223.
Segunda-feira.
Contato: 98217-1511

Jardim Guanabara: Rua Cambaúba, 868.
Segunda à sexta.
Contato: 99427-8906

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo