Programa Lixo Zero inicia na Ilha do Governador
A blitz do programa Lixo Zero começou nesta segunda-feira, (28/10), a penalizar quem jogar lixo no chão do bairro da Ilha do Governador. Na segunda o ponto de partida foi na Estrada do Galeão, em frente ao Hospital Municipal Evandro Freire. Na terça-feira foi a vez da Estrada do Cacuia.
Desde o dia 20 de agosto, quando o programa teve início, mais de 6.500 autos de infração foram emitidos. A aplicação de multas tem dado resultado e já se percebem ruas mais limpas. Em média, nos bairros que contam com fiscalização, houve redução de 46% no lixo recolhido em vias públicas.
O Programa Lixo Zero prevê multas de R$ 98,00 até R$ 3.000,00 para quem fizer descarte irregular de lixo nas áreas públicas, com base na a Lei Municipal de Limpeza Urbana n º 3273 de 2001.
“O programa tem como objetivo conscientizar a população da importância de não jogar lixo nas ruas, praias, praças e demais áreas públicas, melhorando a qualidade da limpeza da cidade do Rio de Janeiro”, explicou o subprefeito da Ilha do Governador, Nelson Miraldi.