Ilha do Governador

Prefeitura inaugura Vila Olímpica da Ilha do Governador

Prefeitura inaugura Vila Olimpica da Ilha do Governador
O prefeito Eduardo Paes e o subprefeito Nelsinho Miraldi ao lado de crianças do judô

O prefeito Eduardo Paes inaugurou, na manhã desta quinta-feira (24/12), a Vila Olímpica Nilton Santos. O complexo que fica na Estrada Rio Jequiá é a 22ª Vila Olímpica da cidade. Construída em um terreno de 26 mil m² a Vila Olímpica leva o nome do jogador de futebol Nilton Santos – uma homenagem ao bicampeão mundial pela seleção brasileira de futebol e morador ilustre do bairro.

O complexo esportivo irá oferecer 29 atividades esportivas, culturais, de lazer e de reabilitação física. Além disso, no mesmo terreno, será inaugurada em fevereiro uma unidade do Ginásio Experimental Olímpico (GEO), escola de tempo integral que valoriza a educação através da prática esportiva, fazendo do local um complexo onde esporte e educação sempre caminharão juntos.

Com cerca de 450 vagas de tempo integral para alunos do 6° ao 9° anos, este será o quarto GEO do Rio, somando-se aos de Santa Teresa, Pedra de Guaratiba e Caju, que atendem mais de mil estudantes. Além das disciplinas tradicionais, eles terão aulas de atletismo, vôlei, tênis de mesa, handebol, natação, judô, xadrez, luta olímpica e badminton. Seu nome homenageia o ex-atleta de salto triplo e professor Nelson Prudêncio, que juntamente com Adhemar Ferreira da Silva e João do Pulo foi um dos maiores esportistas da modalidade.

Prefeitura inaugura Vila Olimpica da Ilha do Governador 3– Educar significa preparar os as nossas crianças para o mundo, e não há maneira melhor de se fazer isso do que através do esporte. Pela primeira vez, vemos um super modelo de escola agregado a uma Vila Olímpica. Tenho absoluta certeza de que a Vila Olímpica da Ilha do Governador mudará a vida de muitas gerações. E que 2016 venha com muito esporte na veia do carioca – disse o prefeito.

O subprefeito da Ilha, Nelsinho Miraldi, agradeceu ao prefeito pela confiança de estar à frente da Subprefeitura e ter fiscalizado de perto a execução das obras.

– É uma grande realização. Além de todos os equipamentos do Rio em Forma que temos espalhados por todas as comunidades da Ilha teremos na Vila um centro de treinamentos dos atletas.Eu tive a oportunidade de estar com os professores do futuro Ginásio Nelson Prudêncio e com cerca de 250 pais. Nessa escola as crianças terão 9 horas de aula. Estamos mudando a realidade da educação dessa cidade – contou Nelsinho.

A Vila Olímpica da Ilha conta com ginásio polivalente, pista de atletismo, campo de futebol, piscina, vestiários e salas para atividades. A expectativa é que o local receba cerca de três mil pessoas. Para marcar a abertura do espaço para a população, será realizada em janeiro uma Colônia de Férias de duas semanas, que oferecerá atividades esportivas e de lazer para todas as idades. As inscrições começam no próximo dia 4, e devem ser feitas no local. As atividades começam no dia 12.

As obras da Vila Olímpica Nilton Santos começaram em 2011 e foram realizadas pela RioUrbe, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Obras (SMO). Também foram construídos vestiários para funcionários, professores e usuários, prédio da administração, portaria, estacionamento e pátios de serviço e de saibro. Com o objetivo de evitar impactos ambientais, as obras incluíram serviços de urbanização, paisagismo e drenagem.

Na Vila Olímpica será possível praticar esportes como futebol, atletismo, badminton, natação, vôlei e artes marciais, além de atividades como capoeira e dança.

O vereador Eduardão, o vice-presidente do Botafogo e o secretário de esportes Marcos Braz
O vereador Eduardão, o vice-presidente do Botafogo e o secretário de esportes Marcos Braz

– É uma entrega maravilhosa para toda a população do Rio, especialmente a da Ilha do Governador. É um equipamento que oferecerá quase 30 modalidades esportivas, voltadas a alunos portadores de deficiência, da terceira idade e, o que é mais importante, alunos da inserção primária esportiva, que são crianças de 5 a 12 anos – afirmou o secretário municipal de Esportes e Lazer, Marcos Braz.

A cerimônia de inauguração da Vila Olímpica Nilton Santos reuniu também o secretário executivo de Coordenação de Governo, Pedro Paulo, os vereadores Eduardão, Jimmy Pereira e José Everaldo, além do vice-presidente do Botafogo. A festa foi encerrada com apresentação de ritmistas da escola de samba União da Ilha.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo