Petisqueira Martinho vence o concurso “Comida di Buteco”
Na noite do último sábado (17), a cidade do Samba, conheceu a qualidade gastronômica dos restaurantes da Ilha. Na “saideira” do concurso “Comida di Buteco”, a receita de casquinha de siri recheada com frutos do mar, requeijão cremoso e maionese deu o título de campeão à Petisqueira Martinho da Ribeira. O saboroso Petisquim, que durante o concurso, já havia conquistado o paladar dos clientes do restaurante, marcou com sucesso a estréia da Petisqueira Martinho no festival e abriu as portas para culinária insulana.
A Petisqueira foi inaugurada há três anos por iniciativa das cunhadas Lúcia e Úrsula Martinho, casadas com os irmãos Antônio e Márcio Martinho, respectivamente. A ideia é aproveitar a qualidade dos peixes da Peixaria Martinho, referência em pescado na Ilha há mais de 40 anos. De lá pra cá, a qualidade e o bom atendimento da Petisqueira trouxe um público grande, com clientes fiéis, muitos inclusive até de fora da Ilha. Especializado em frutos do mar, não faltou criatividade para elaborar o Petisquim. Úrsula explica que o segredo para tornar a comum casquinha de siri em um prato gostoso e cheio de requinte é o perfeito entrosamento dos ingredientes e o empenho da equipe.
–Nós abraçamos o concurso desde o primeiro momento. Assim que aceitamos o convite já começamos a pensar no prato e toda a equipe vestiu a camisa para representar a Petisqueira. Receber o prêmio foi emocionante e este troféu é de todos nós, da equipe, dos clientes e amigos que torceram. É o resultado do nosso trabalho sempre realizado em família – avalia Úrsula.
Após a premiação, os funcionários esperaram por Lúcia e Úrsula no restaurante e a comemoração se estendeu até às 4h. No domingo, a festa continuou e os clientes lotaram a Petisqueira no horário do almoço para prestigiar a vitória. “Os telefones não paravam de tocar, foi muito gostoso e recebemos muitos clientes de fora, curiosos para conhecer nosso restaurante e o Petisquim. Está sendo ótimo!”, comenta a sócia Lúcia Martinho. Além disso, a visibilidade do concurso não se limita somente a Petisqueira. Ambas acreditam que o prêmio destaca a culinária diversificada da Ilha e coloca o bairro na lista dos melhores em gastronomia do Rio.
Para o próximo ano, a Petisqueira já faz planos para o concurso. Desta vez, a receita terá que conter um dos quatro ingredientes estipulados pela organização: carne seca, feijão preto, farinha de mandioca ou laranja. “Temos um ano pela frente e a equipe já sonha imaginando como será o prato”, conta Úrsula. Quem ainda não teve a oportunidade de experimentar o campeão Petisquim, as sócias fazem o convite. A Petisqueira Martinho funciona de quarta a domingo. De quarta a sexta, abre às 17h e aos sábados e domingos a partir das 11h30. Além do Petisquim, que custa R$ 16, existem outros deliciosos pratos com frutos do mar e o festival de camarão às quintas. Vale a pena conferir!
Jornal Ilha Notícias