Observação da Fundação Planetário no Aterro do Cocotá será no dia 28
Aproveitando as comemorações do ano dedicado a uma das ciências mais antigas da humanidade, a Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, em parceira com o MAST, Valongo e o grupo de astrônomos amadores NGC realizará uma observação no Aterro do Cocotá (Ilha do Governador), no dia 28 de junho, caso o tempo não esteja nublado.
O evento, parte da programação do Ano Internacional da Astronomia, irá se estender à outras localidades da cidade e do estado do Rio de Janeiro até o mês de novembro. Nesta terceira observação, também serão instalados sete telescópios para a visualização do céu.
– Estamos falando dos planetas. Mas será possível também observar outros objetos como aglomerados globulares, nebulosas planetárias, aglomerados abertos e outras galáxias – diz Fernando Vieira, diretor de Astronomia da Fundação Planetário.
Um dos diferenciais dessa iniciativa é a gratuidade do evento. Quem estiver próximo ao local, poderá aproveitar e aprender um pouco de sobre os astros e outros corpos celestes que serão observados.
Para o presidente da Fundação Planetário, Celso Cunha, é uma ótima oportunidade de entretenimento.
– Admirar o espaço é uma oportunidade para toda a família como forma de entretenimento e conhecimento científico. O Ano Internacional tem a meta de fazer com que 1 milhão de pessoas olhem para o céu. Como contribuição, a Fundação Planetário está trazendo esta experiência para a sociedade – diz ele.
AGENDA DO EVENTO
Dando seqüência à agenda do evento, os demais locais de observação serão:
• 25 de julho – Casa de Cultura de Teresópolis (Teresópolis);
• 26 de julho – Forte de Copacabana;
• 30 de agosto – Praça Saens Peña (Tijuca);
• 27 de setembro – Shopping Nova América (Del Castilho);
• 25 de outubro – Museu de Arte Contemporânea (Niterói) ;
• 26 de novembro – Sesc de Nova Iguaçu (Nova Iguaçu).