Prosper 20 anos
Ilha do GovernadorRio de Janeiro

Novembro Azul: hora da conscientização masculina!

No Brasil, o câncer de próstata é a segunda doença que mais mata, ficando atrás apenas do câncer de pele. O exame preventivo é fundamental para o diagnóstico precoce, ajudando a aumentar as chances de cura do paciente. Ações como o Novembro Azul, são fundamentais para alertar a população masculina a realizar o exame do toque e cuidar da saúde.

HIG 970×250

O risco aumenta com o avanço da idade. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, a cada dez homens diagnosticados com a doença, nove tem mais de 55 anos. Por isso é fundamental que a partir dos 50 anos sem fatores de risco ou a partir dos 45 anos, caso tenham algum fator de risco, busquem se consultar com um médico urologista.

Na fase inicial, a doença pode não apresentar sintomas, mas quando aparecem, os mais comuns são: dificuldade de urinar, sangue na urina, demora em começar e terminar a urinar, diminuição do jato da urina. Na presença de sinais da patologia, é recomendado que o paciente realiza o exame para investigar.

Os exames podem ser feito através do toque retal. Nele, o médico avalia o tamanho, forma e textura da próstata. Já o Antígeno Prostático Específico (PSA), é um exame de sangue, que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata. Níveis altos dessa proteína, podem significar câncer.

Alguns aliados para prevenir a doença, é ter uma vida equilibrada, alimentação saudável, praticar exercícios físicos, manter o peso corporal adequado, não fumar e evitar bebidas alcóolicas. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), reforça que, quando descoberto precocemente, o câncer de próstata tem 90% de chances de cura.

Etiquetas

Artigos relacionados

amateurfetishist.com tryfist.net trydildo.net
Fechar
Fechar