Ilha do Governador

Maior medalhista paralímpico brasileiro, Daniel Dias se despede das piscinas

O nadador multimedalhista Daniel Dias, se despediu das piscinas após disputar quatro edições dos Jogos Paralímpicos, sendo eles: Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2021. Sua última prova aconteceu no Centro Aquático de Tóquio, onde se classificou em quarto lugar na categoria 50m livre (classe S5 – para atletas com comprometimentos físicos-motores), na manhã desta quarta-feira (01).

O atleta já havia anunciado a aposentadoria no mês de janeiro e encerrou a sua última prova da carreira com o tempo de 32s12. O pódio foi formado pelos chineses Tao Zheng com o tempo de 30s31, que bateu o recorde paralímpico, Weiyi Yuan 31s11 e Lichao Wang 31s35.

Daniel finaliza uma trajetória brilhante e carrega o título de maior atleta com mais pódios na história do Brasil e é consagrado por ser o maior medalhista paralímpico brasileiro da história. O paulista subiu 27 vezes ao pódio e conquistou 14 medalhas de ouro, sete de prata e seis de bronze.

Somente em Londres 2012, quando foi porta-bandeira da delegação, foram seis medalhas de ouro nas seis provas individuais disputadas, o que também fez o nadador ser o principal atleta do país com maior quantidade de “pódios dourados” na história.

Já nos Jogos de Tóquio, ele conquistou três medalhas de bronze (100m livre S5, 200m livre S5 e revezamento 4x50m livre misto até 20 pontos).  Além disso, o atleta conquistou 40 medalhas em seis mundiais, sendo 31 ouros, sete pratas e dois bronzes, e 33 pódios em Jogos Parapan-americanos, sendo todos de ouro.

Com uma carreira brilhante, um dos maiores atletas brasileiros da história vai ganhar sua própria cinebiografia, nomeada “Sem Limites”, o filme vai contar a história de vida e superação do maior medalhista paralímpico de todos os tempos na natação.

O atleta nasceu em janeiro de 1991 sem os pés e as mãos, mas isso nunca o impediu de ir atrás dos sonhos. Determinado, ele passou por um doloroso tratamento até conseguir usar próteses, com menos de 3 anos de idade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo