Mãe de rapaz infectado é o segundo caso de transmisão na Ilha
O Ministério da Saúde confirmou a doença em uma mulher de 59 anos, moradora da Ilha do Governador. A transmissão ocorreu através de seu filho, um jovem de 29 anos, ter contato com o primeiro carioca infectado, no dia 3. A mulher adoeceu logo depois e foi internada no sábado no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, na Ilha do Fundão, onde estão seu filho e o amigo. Todos são mantidos em isolamento.
O filho mais novo da dona de casa, o marido e a empregada da família estão em observação na própria residência, mas nenhum deles apresentou sintomas da doença.
Apesar dde mãe e filho terem sido contagiados no Brasil, até o momento o Ministério da Saúde ratifica que a infecção pelo vírus dentro do país “permanece limitada, sem evidência de transmissão sustentada”.
Os casos do Rio de Janeiro são os primeiros de transmissão em solo brasileiro. Com isso, o Brasil integra a lista de sete países com contágio no próprio território. Ao todo, são oito o número de infectados no Brasil, já que outro caso foi confirmado neste domingo no Rio Grande do Sul, onde ainda não havia registro da doença. Segundo o Ministério da Saúde, a paciente é uma mulher que esteve em vários países europeus (Alemanha, República Checa, Hungria, Áustria, Itália e Espanha), antes de voltar ao Brasil na semana passada.
O órgão informou na tarde deste domingo, que o número de pessoas no Brasil que estão com suspeita de ter contraído a gripe suína provocada pelo vírus Influenza A (H1N1) caiu de 30, número de casos suspeitos até sábado, para 18.