Lusa termina turno com defesa menos vazada e mantém invencibilidade
Williany Brito
Garra e determinação. Foi assim que a equipe da Portuguesa-RJ entrou em campo na tarde deste sábado (17).
A Zebra da Ilha derrotou o Angra dos Reis por 2 a 0, no estádio Luso Brasileiro, pela 9ª e última rodada da primeira fase do Campeonato Estadual da Série B. Com a defesa menos vazada da competição, a Lusa mantém a invencibilidade na terceira colocação do Grupo B.
Aos 2 minutos do primeiro tempo, a bola entrouna rede adversária, mas o juiz acabou anulando o gol do atacante Castro. Mas, não demorou muito para a Lusa chegar novamente ao ataque. Aos 5 minutos, o lateral Taércio marcou o primeiro gol, deixando a equipe na frente com 1 a 0. Ainda na mesma etapa, aos 26 minutos, Castro novamente teve a oportunidade e não desperdiçou: 2 a 0 para Portuguesa. A equipe manteve a mesma determinação do início da partida no segundo tempo. Muitas oportunidades vieram, mas nenhum gol foi feito.
O resultado animou Edson Souza, que viu um time vencendo e convencendo: “Foi ótimo. Nós planejamos as coisas, sofremos um pouquinho com a situação que passamos de não fazer gols dentro de casa. Mas, isso vai acabar, pois nós estamos treinando tranquilo, os garotos estão cada vez mais dedicados. Então, era questão de tempo das coisas se encaixarem. Não tinha dúvida de que tudo ia caminhar bem”, afirmou o técnico.
Para Edson, o returno tende ser mais difícil. “A satisfação é grande, a equipe está com moral. Mas, a partir do momento que a equipe começa chamar atenção, as coisas ficam mais difíceis, pois o adversário vem mais concentrado. Nós vamos ter que fazer mais força para conquistar novamente nosso lugar na segunda fase”, disse.
Defesa menos vazada – Além da invencibilidade, a Portuguesa-RJ leva o título de defesa menos vazada da primeira fase da competição, com três gols sofridos em nove jogos. A conta é ainda mais significativa se for considerado que os gols foram sofridos em apenas duas partidas. Dois na vitória sobre o Cabofriense (4 a 2) e um quando derrotou a equipe do Juventus (2 a 1).
“O trabalho está dando certo, mas esse resultado veio do grupo todo. Inclusive, o professor Edson desenvolveu um bom esquema de jogo para a gente. Aplicamos direitinho, e deu certo”, salientou o goleiro Leo.
“É importante acabar com esse paradigma que dentro de casa a gente tem sempre que vencer”, disse o lateral Taércio, sobre as críticas feitas ao time, que ainda não havia feito gols dentro de casa. “O importante é a gente pontuar o máximo possível para que na próxima fase a gente possa chegar em primeiro lugar”, finalizou.
Returno
Já no returno, a Lusa enfrenta o Imperial no próximo sábado (24), às 15h30, no Estádio Luso Brasileiro.
A partida
Portuguesa 2 x 0 Angra dos Reis
Portuguesa: Léo; Anderson (Natan), André, Haroldo e Dida; William (Alexandre Cavalo), Taércio, Muniz e Serginho; Itaguaí (Jonatas) e Castro. Técnico: Edson Souza.
Cartão amarelo: Muniz, Anderson e William (Portuguesa); Luiz Cláudio e Felipinho (Angra dos Reis).
Gols: Taércio, aos 6/1ºT, para a Portuguesa (1-0); e Castro, aos 26/1ºT, para a Portuguesa (2-0)