Insulano Aldemir Gomes completa o time de atletismo para a Olimpíada de Tóquio
Velocista João Henrique Falcão também integra o time.
E quem foi escolhido para completar a seleção de atletismo, foi o morador da Portuguesa, na Ilha do Governador, Aldemir Gomes Júnior. Ele conquistou a medalha de prata no revezamento 4x100m, nos jogos Pan-Americano de Toronto. Agora, ele vai para a sua terceira participação na olimpíada, onde irá competir na categoria dos 200m rasos e quem dá o suporte ao atleta é a técnica Vânia da Silva, que é considerada como a “segunda mãe” de Aldemir.
Em entrevista, Aldemir conta um pouco da sua história ao longo desses anos no atletismo. Ele começou a correr com 8 anos, nesse período só participava de competições de vilas olímpicas e pegou gosto pelo esporte desde então, já com 15 anos começou a focar em treinamento de rendimento e foi para sua primeira olimpíada com 19 anos.
Para Tóquio, ele afirma que está se dedicando ao máximo para a competição. Hoje, ele treina em dois locais no Rio, no Centro de Treinamento Time Brasil, na Barra e no forte São João (ESEFEX), na Urca.
A confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), garantiu mais um atleta para a Olimpíada de Tóquio, nesta sexta-feira (9). O convocado foi o velocista João Henrique Falcão, que vai correr a prova de revezamento 4x400m misto no lugar do Lucas Carvalho, que decidiu competir apenas nos 400m. Os demais classificados que fecham a equipe brasileira de revezamento misto, são: Geisa Coutinho, Tabata Vitorino, Tiffani Marinho, Anderson Henrique e Pedro Burmann.
O piauiense João Henrique Falcão, de 22 anos, faturou o primeiro lugar no pódio no revezamento masculino 4x400m no campeonato Sul-Americano, em Guaiaquil, no Equador. O atleta é treinado por Antônio Nilson de Sousa, ele integrou a seleção brasileira que disputou o Campeonato Mundial de Revezamentos de Silésia, na Polônia, no início de maio, nos 4x400m misto, onde saiu vitorioso, com a medalha de prata.
O revezamento misto da seleção, é um dos favoritos a medalha na olimpíada, pelo desempenho quando garantiu a a prata no Equador. João Henrique será reserva da equipe mista, contando com os titulares Anderson Henriques e Pedro Luiz Burmann.
A delegação de atletismo tem um total de 54 atletas, sendo eles 20 mulheres e 34 homens. A prova de 4x400m misto será disputado pela primeira vez na história das Olimpíadas. As provas estão programadas para os dias 29 de julho a 08 de agosto, no estádio olímpico de Tóquio e no Sapporo Odori Park, na cidade de Sapporo.