Infectologista do HIG explica a importância da segunda dose no combate à covid-19
Doutor Raynner Reetz explicou a importância da segunda dose para obter eficácia na proteção contra a Covid-19
O Coronavírus ainda gera muitas dúvidas, ainda mais com a variedade de vacinas e novas cepas da doença. Dr. Raynner Betzel Reetz (CRM: 52.92799-6), é médico infectologista do Hospital Ilha do Governador e explicou a importância da segunda dose para obter eficácia na proteção contra a Covid-19.
“Melhor do que tomar a primeira dose do imunizante contra Covid-19 é tomar a segunda dose.” – Disse Dr. Raynner
Diversas vacinas que são cotidianamente utilizadas necessitam de mais de uma dose para garantir eficácia satisfatória. É o caso da hepatite B (3 doses), vacina contra pólio (2 doses), vacina contra rotavírus (2 doses), febre amarela, tríplice viral, tríplice bacteriana e etc. Todas elas necessitam de mais de uma dose ou até mesmo, doses de reforço posteriores para garantir a proteção máxima possível com esse imunizante. E pensando que o corpo aprende a combater os “invasores”, então, quanto mais tempo e vezes exposto, mais o corpo aprende a se livrar deles.
As vacinas ensinam ao corpo a combater os vírus. Nosso corpo com o tempo “esquece” como resolver esse problema, sendo necessário dose de reforço de vacina, para estarmos preparados para esses desafios. Então vou deixar aqui 3 motivos para tomarmos a segunda dose da vacina contra Covid-19:
1) Garantir eficácia máxima e tempo de proteção maior. Seguindo o exemplo citado acima, a 2ª dose das vacinas para covid-19, nos garante um tempo de proteção contra o vírus.
2) Diminuir a chance de transmissão da doença: com apenas a primeira dose da vacina alcançamos proteção satisfatória contra Covid-19; a segunda dose da vacina eleva essa proteção, diminuindo riscos de doença e consequentemente diminuindo a cadeia da transmissão; assim protegemos nossa família, amigos e pacientes que cuidamos.
3) Por último e não menos importante, a 2ª dose da vacina tende a ter efeitos colaterais mais amenos quando comparados com a primeira dose. O corpo consegue lidar com o invasor de forma mais efetiva, ficando menos “inflamado”, mas mesmo assim relembrando e aperfeiçoando em como eliminar o Covid-19.
Mantenha seu cartão vacinal atualizado! Melhor que a primeira dose da vacina, é tomar a segunda!
O Hospital Ilha do Governador é uma unidade de serviço de saúde privada com Acreditação Nacional (ONA 2) e proporciona para a comunidade da Ilha atendimento 24h. Localizado na Estrada do Dendê, 668 ,no Tauá, oferecendo atendimento ao público adulto, com atendimento de emergência, centro cirúrgico e central de exames de imagem. O telefone de contato é 2122-0755.
Fonte: ASCOM HIG