Ilha do Governador

Inaugurado Centro de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos e Justiça na Ilha

Foi inaugurado o Centro de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos e Justiça – CEPDHJ, na Ilha do Governador. O evento foi realizado na noite de quinta-feira (18), no Teatro Lemos Cunha. O objetivo principal do CEPDHJ é planejar, desenvolver e avaliar os resultados de atividades técnico-científicas de ensino, pesquisa e extensão na área, visando a criação e a gestão do conhecimento em Direitos Humanos e Justiça.

O Centro é um órgão voltado para o desenvolvimento de estudos e pesquisas da Faculdade Cenecista da Ilha do Governador (FACIG). O projeto, desenvolvido pelo Núcleo de Ensino, Iniciação Científica e Extensão – NEICE tem como público alvo os alunos, a comunidade do entorno da FACIG e bairros circunvizinhos.

Logo na abertura do evento, a plateia assistiu cenas de preconceitos, como racismo e homofobia, apresentadas pela Teatral Cia. Atos e Atores. Logo depois, os membros que compuseram a mesa (Professor Amauri Medeiros Vieira, Coordenador da UDR-RJ; Juliana Benício, diretora da FACIG; Margarette Bacellar, coordenadora do curso de Direito; Clarice Coimbra, coordenadora da NEICE, e Edna Monteiro, coordenadora do CEPDHJ ) falaram sobre a importância do projeto.

Palestra – O evento foi encerrado com uma palestra do Deputado Estadual  Marcelo Freixo, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania – CDDHC da ALERJ.  “Luta pelos Direitos Humanos na Sociedade Brasileira” foi o tema abordado por Freixo, que também respondeu perguntas da plateia antes de encerrar a palestra.

“O Centro de Estudo e Pesquisa aproxima a faculdade da realidade social. Não só a unidade de ensino e a Ilha do Governador saem ganhando, pois o local vai ajudar a sociedade a pensar nas saídas de um tema que é hoje central para entender nossos conflitos”, disse Freixo, referindo-se aos Direitos Humanos.  Ele se comprometeu a doar os relatórios das CPIs das Milícias e do Tráfico de Armas e da Comissão dos Direitos Humanos para ajudar no acervo do Centro de Estudos.

Segundo a diretora da Faculdade, a iniciativa nasceu da consciência quanto à responsabilidade social que cabe a todas e quaisquer instituições de ensino, e a prioritária função transformadora que deve pautar a vida acadêmica. “O Centro vai ajudar na formalização de um pensamento que precisamos desenvolver em nossos alunos, um olhar crítico para o outro”, salientou Juliana.

O presidente da Associação Atlética Portuguesa, João Rêgo, e o vice-presidente de Jurídico que prestigiaram o evento, elogiaram a iniciativa da Faculdade Cenecista. “Acredito que a Ilha do Governador ganhou com a implantação desse Centro de Estudos, que vai oferecer espaço para a construção do conhecimento com base na integração e na reflexão acerca da gama de informações que atravessam a busca pelo direito a uma vida digna”, salientou o João Rêgo.

Williany Brito

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo