No último sábado (29) a Ilha do Governador foi palco da 1ª Parada LGBTQIAP+ no Aterro do Cocotá. O evento, organizado pelo grupo “Encontro das Cores”, entregou muita irreverência, celebração e atuou como um instrumento de mudança, resistência e inclusão social para a comunidade. Além de celebrar a diversidade, a parada teve um propósito solidário: a arrecadação de roupas, água e mantimentos que serão enviados para o Rio Grande do Sul.
O evento foi aberto para todas as idades, desde crianças até adultos, e marcou o início de uma bela parceria em prol da arte, cultura e resistência na Ilha do Governador.
– Foi uma sensação de pertencimento, orgulho, realização de um sonho e principalmente de união da comunidade. Eu luto há 6 anos para fortalecer a cultura e arte da comunidade LGBTQIAP+ junto com uma galera incrível. Lutamos por direitos e respeito e ver o Aterro do Cocotá todo colorido com aquele mar de pessoas foi maravilhoso. Nosso maior obstáculo foi não ter apoio financeiro por parte da prefeitura nem de empresas privadas, mas a colaboração coletiva conseguiu custear os custos que tivemos durante o evento. Sem contar que a maioria dos artistas que estavam se apresentando fizeram sem cachê por acreditar no projeto e por saber da importância de um evento como esse em nosso bairro. – Contou Byron, Presidente do Grupo Encontro das Cores.