Ilha do Governador

Ilha do Governador recebe o programa Guardiões dos Rios

Representantes da Subprefeitura das Ilhas ao lado dos Guardiões dos Rios na Aparu do Jequiá
Aparu do Jequiá e Parque Royal serão as duas regiões da Ilha do Governador a receber o programa Guardiões dos Rios, que beneficia atualmente 23 comunidades do município, capacitando agentes comunitários para atuar na limpeza e conservação de rios e canais. Os 136 guardiões – todos moradores das comunidades beneficiadas – atuam recuperando corpos d’água, evitando enchentes, mau cheiro, e a infestação de ratos e insetos (fator causador de doenças).

– Programas voltados para a redução do lixo em corpos d’água urbanos, como os Guardiões do Rio, são de suma importância, não só pela questão da conservação dos rios e canais, mas pela promoção da educação ambiental das pessoas que habitam as margens desses rios, e pelo benefício social, já que os agentes são todos moradores das comunidades contempladas pelo projeto – explicou o subprefeito das Ilhas do Governador, Fundão e Paquetá, Rodrigo Toledo.

O programa Guardiões dos Rios contará com um mutirão itinerante que atuará também no Corredor Esportivo, Praia da Rosa e no Canal da Ilha das Enxadas, nos Bancários.

Criado em 2001 por Eduardo Paes, então secretário municipal de Meio Ambiente, o programa foi encerrado em 2008 e retornou em 2011, a pedido dos moradores. Somente em 2012, os guardiões recolheram 4.192 toneladas de lixo dos rios das regiões atendidas pelo programa. Todo o lixo retirado dos rios é recolhido pela Comlurb. O projeto tem como finalidade promover a educação ambiental nas comunidades que margeiam os rios, coibir o lançamento de lixo e monitorar as faixas marginais de proteção para reduzir o acúmulo de resíduos em pontes e galerias de drenagem.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo