FAB libera novo lote com relatos sobre óvnis avistados por pilotos no Brasil

O comando da Força Aérea Brasileira liberou novo lote com cerca de 30 relatos sobre supostos óvnis avistados em território nacional. A maioria desses relatos são de pilotos experientes e os documentos já estão disponíveis nos arquivos do site do Arquivo Nacional.
Os reportes são do ano passado e foram encaminhados ao Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), órgão vinculado à FAB. Desde a semana passada, foram tornados públicos e agora fazem parte do acervo do Arquivo Nacional.
O novo lote abrange avistamentos feitos por pilotos, em sua maioria que sobrevoavam os céus da região Sul. Mas há também relatos de casos nas regiões Sudeste e Norte.
Num dos relatos, um piloto da GOL narra o que assistia durante voo em 2014:
🚨 Detalhes do Avistamento de 2014
Em 2014, um piloto da Gol avistou um objeto voador não identificado (OVNI) durante um voo comercial. Ele descreveu o objeto como uma "luz forte" movendo-se em alta velocidade, o que o levou a realizar uma manobra evasiva para evitar a colisão. pic.twitter.com/gTth3wzX9y— Teorias Secretas (@TeoriasSecretas) August 20, 2024
O acervo do Arquivo Nacional guarda grande quantidade de relatos sobre óvnis, feito pelo Comando da Aeronáutica do Brasil. Esse acervo tem centenas de registros, como relatos, perguntas sobre o que aconteceu, cartas, fotos, desenhos, vídeos, áudios e recortes de jornais e revistas sobre coisas estranhas vistas no céu do Brasil ao longo dos anos.
Fonte: srzd.com/blog/brasil/fab-libera-novo-lote-com-relatos-sobre-ovnis-avistados-por-pilotos-no-brasil