Ilha do Governador

Estrada do Galeão recebe plantio de espécies nativas da Mata Atlântica

Equipes da Fundação Parques e Jardins com o apoio da Subprefeitura das Ilhas e da Gerência Executiva Local, iniciaram o projeto de plantar 580 mudas na Estrada do Galeão, no trecho da descida do viaduto da Linha Vermelha ao Restaurante Siri. Além do plantio de árvores, serão replantados os passeios, canteiros e a orla.

De acordo com o presidente da Fundação Parques e Jardins, Fabiano Carnevale, o objetivo do projeto foi de plantar espécies com potencial paisagístico de grande valor ornamental e cultural. Ao todo, foram implementados 348 mudas de arbustivas e 234 mudas de árvores.

Em relação às técnicas de plantio, estão sendo adotadas práticas que obedecem as normas legais exigidas no processo de arborização urbana e que são muito importantes especialmente em períodos com grande variação de temperatura. O material escavado está sendo substituído por substrato com alto teor de matéria orgânica, calcário e adubo químico. No plantio também está sendo aplicado gel hidrorretentor e as mudas plantadas estão sendo irrigadas pelas equipes.

Espécies nativas
Serão plantadas espécies nativas da Mata Atlântica, da floresta e da restinga, como o araribá, o jerivá, a grumixama, o guapuruvu, a aroeira, o guriri, a clusia e a pitangueira. Serão utilizadas ainda espécies ornamentais como o baobá, o flamboyant a cassia seyal.

Há menos de um mês a Ilha do Governador recebeu o plantio de 25 novas árvores na Praça Jerusalém e no Parque Marcello de Ipanema, e a reposição de uma palmeira imperial que integra o conjunto das palmeiras imperiais tombadas na Rua Uçá e na orla da Praia da Bica.

Fonte: Fundação Parques e Jardins

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo