Construção da Ponte do Galeão
A construção de uma ponte ligando a Ilha do Governador ao continente era um projeto prioritário desde o início do século XX. Em 28 de maio de 1935, o Governo Federal através do Decreto 5482, concedia ao engenheiro George Fraz Pawella a autorização para a construção de uma ponte ligando a Ilha ao continente, bem como o privilégio para a a sua exploração. No entanto, por falta de investimentos, o projeto não vingou.
Com o final da II Guerra, a Aeronáutica, ciente da necessidade de uma ligação entre a sua base com o continente, conseguiu convencer ao Governo Federal a construir uma ponte. Esta partiria do Porto de Maria Angú, em Ramos, passando pelas Ilhas do Raimundo e de Santa Rosa, terminando próximo ao Saco de Cantagalo, após a Praia das Flexeiras. No entanto o traçado final acabou sendo aquele que utilizaria duas pontes: uma ligando a Ilha do Fundão ao continente e outra entre a Ilha do Fundão e a Ponta do Galeão.
A atual “Ponte Velha” foi inaugurada em 31 de janeiro de 1949, contando na ocasião apenas com a pista de entrada, em regime de mão dupla. O acesso para a pista de saída, através de uma alça que passava junto aos hangares da Panair foi concluído em 1953.
Fonte: Jaime Moraes