Cultura e Lazer

Casa de Cultura Elbe de Holanda

A Casa de Cultura Elbe de Holanda – CCEH é um espaço cultural criado e administrado por uma Associação Civil sem fins lucrativos que foi formada por um grupo de pessoas, artistas e não artistas, que deseja que o trabalho de Elbe de Holanda, a “Tia Elbe”, em prol da Cultura como elemento de formação dos jovens, e mesmo adultos, continue.

A CCEH é, pois, uma continuidade do trabalho de Elbe de Holanda, dramaturga, teatróloga, poetiza, artista plástica, cidadã honorária do Rio de Janeiro e fundadora do GATIG (Grupo de Artes e Teatro da Ilha do Governador), que, nos seus quase trinta anos de atividade ininterrupta, obteve prêmios em festivais em todo o país e administrou, no período de 1987 a 1989, a Lona da Cultura da Ilha do Governador, que funcionou até 1994. Além dela, temos como parceiro o ator Castro Gonzaga, morador da Ilha e sócio-fundador da CCEH, artista que dispensa apresentações no auge de seus mais de cinqüenta anos de carreira no teatro, no cinema e na TV, que da seu nome à nossa sala de apresentações.

Inaugurada em 2 de junho de 2002 com a missão de democratizar o acesso à cultura, informação e lazer, a CCEH oferece cursos e eventos nas diversas modalidades artísticas, contribuindo para a difusão do patrimônio imaterial na Ilha do Governador e proximidades.

A CCEH tem três andares, onde estão localizadas áreas para exposições, exibição de vídeos, espaços para cursos e a Sala Castro Gonzaga, para apresentações de teatro, música e dança. O projeto do prédio contou com assessoria do Centro Técnico de Artes Cênicas – CTAC, do Departamento de Artes Cênicas (DEACEN) da FUNARTE (Ministério da Cultura).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo