Ilha do Governador

Brasil chega a 100ª medalha de ouro em toda a história dos Jogos Paralímpicos

O Comitê Paralímpico Brasileiro em Tóquio teve motivo o suficiente para comemorar a vitória do atleta Yeltsin Jacques, na prova dos 1.500m da classe T11 (deficientes visuais), na noite de ontem (30). Já que, com ela, o Brasil chegou à 100ª medalha de ouro na sua história em edições de Jogos Paralímpicos. O primeiro ouro do país no megaevento esportivo foi alcançado na edição de 1984, em Nova York, nos Estados Unidos, com Márcia Malsar nos 200m.

O velocista de 29 anos, venceu a prova em 3min57s60, deixando para trás o japonês Shinya Wada, que ficou com a prata, já o bronze foi para Fedor Rudakov, do Comitê Olímpico Russo. E para ficar ainda melhor, a nadadora Carol Santiago venceu a prova dos 100m da classe S12 (atletas com baixa visão) e garantiu o 101º ouro do país.

O Brasil está entre os 20 países que mais medalharam em toda a história do evento. Em Tóquio, a delegação brasileira está entre as seis principais nações do quadro de medalhas. Ao total, o Brasil ainda soma mais 123 medalhas de prata e 119 de bronze.

Os esportes que mais renderam medalhas de ouro para o Brasil, foi o atletismo e a natação, com 47 e 36 medalhas respectivamente. Só na última segunda-feira (30), os atletas do atletismo subiram quatro vezes no pódio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo