RIOgaleão é um dos aeroportos mais sustentáveis do Brasil
O Aeroporto Internacional Tom Jobim vem se destacando dentro da área da sustentabilidade há anos. Entre Janeiro de 2015 a Julho de 2020, foram encaminhados para compostagem 6.883 toneladas de resíduos orgânicos e 4.689 toneladas de resíduos recicláveis.
O RIOgaleão alcançou o selo de mais avançado de maturidade da sua gestão ambiental, de acordo com o atendimento aos critérios do projeto “Aeródromos Sustentáveis”, pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Vale o destaque para as 20 iniciativas direcionadas para assegurar a valorização humana, a preservação sociocultural e o uso adequado dos recursos ambientais e financeiros.
Em 2017, foi criado o projeto Ciclo Orgânico, com intuito de reaproveitamento dos resíduos orgânicos gerados no aeroporto. Todo o material coletado de restos de alimentos das praças de alimentação, restaurantes e lanchonetes é transformado em adubo orgânico, minimizando a pressão sobre os aterros sanitários da cidade.
Outro projeto que merece destaque, é o Conexão Escola, que vem sendo desenvolvido desde 2015 nas comunidades ao redor do Aeroporto. O programa será retomado com as medidas de isolamento social, ainda por causa da pandemia e já conta com 125 alunos inscritos. Nas próximas semanas, os estudantes terão atividades socioambientais com a orientação da equipe educacional Espaço e Vida, a fim de educar a partir de práticas de sustentabilidade e cidadania, além de promoverem atividades pedagógicas, acompanhamento personalizado para cada aluno.
Atualmente com o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, o GIG já destinou um total de 7.280 toneladas de resíduos recicláveis para cooperativas e recicladores, totalizando um aumento de 55% a partir de julho de 2020.
Desde 2015, o Galeão vem recebendo premiações de sustentabilidade anuais consecutivas, são elas:
2015 – Selo Chico Mendes: Projeto Fiscais Ambientais de Pátio.
2016 – Menção honrosa: Programa de treinamentos socioambientais.
2017 – Menção honrosa: Gestão de Resíduos Sólidos Orgânicos.
2018 – Menção honrosa: Programa Conexão Escola.
2019 – Selo ANAC Aeródromo Sustentável Avançado.