Victor Accioly: um ano à frente da subprefeitura da Ilha
Há um ano o prefeito do Rio, Eduardo Paes estava reativando a subprefeitura da Ilha do Governador e nomeando para o cargo de subprefeito o engenheiro Victor Accioly. Aos 29 anos Victor é formado em engenharia de produção com mestrado em administração e atualmente concilia o trabalho na subprefeitura com a de professor de MBA na UFRJ na área de gerência financeira. O cargo de subprefeito não é o primeiro cargo público de Victor Accioly que já trabalhou na Câmara Municipal e no Tribunal de Contas do Município.
Nesses 12 meses quais foram as maiores intervenções no trânsito?
Posso citar várias que tiveram início, meio e fim, como o posto do Rio Card que evitou a população se deslocar até o centro; o posto de fiscalização de táxis; as vagas na rua Cambaúba que ajudaram a melhorar o trânsito na horário escolar; três ruas no Quebra-Côco foram parcialmente fechadas o que melhorou a segurança local dificultando a ação de assaltantes; Há, ainda, as obras do Portal de Segurança que deverão começar em breve.
Nas áreas social e educacional a subprefeitura desenvolve ou desenvolveu algum projeto?
O maior projeto foi “A gente nunca esquece” em que levamos centenas de crianças de escolas públicas ao circo. Também levamos diversas famílias ao teatro Carlos Gomes e criamos uma escolinha de futebol no Dendê. Em breve pretendemos levar crianças em lugares como o Cristo e o Zoológico, além de transformar o auditório da subprefeitura em uma espécie de “cine clube”, além de utilizá-lo para aulas de teatro e ballet comunitário.
A dengue continua a atormentar a vida dos cariocas. Na Ilha existe algum combate específico?
Estamos começando uma parceria inédita com vários órgãos públicos como a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Guarda Municipal, a Comlurb e o Detran. Essa parceria visa a retirada de carros abandonados nas ruas o que trará vários benefícios como a desobstrução de passagens, melhor fluxo de trânsito e, o que considero melhor, a eliminação de vários focos de dengue.
Como a população da Ilha pode acompanhar o trabalho da subprefeitura?
Procuro fazer de meu perfil na rede social Facebook um canal online de transparência e comunicação com os moradores, divulgando nossas ações e recebendo reclamações. Mas a sede da subprefeitura também está de portas abertas à população.
A subprefeitura da Ilha tem alguma posição sobre as obras da Praia da Guanabara?
O projeto foi finalizado, o número de quiosques foram definidos e esperamos iniciar as obras o mais rápido possível.
Moradores reclamam de falta de escolas técnicas e profissionalizantes. Há projetos nesta área?
A Ilha possui a FAETEC com cursos profissionalizantes e há estudos da demanda por uma escola técnica em andamento por parte do governo do estado.
Qual a melhor forma da população insulana se integrar à subprefeitura da Ilha?
A população pode interagir conosco através do twitter da subprefeitura (@Sub_Ilha), por e-mail ([email protected]) ou pelo Facebook (www.facebook.com/accioly1). Queremos que cada um contribua para conservar o espaço público limpo, ordeiro e em perfeito estado. Viveremos melhor quando todos se conscientizarem que podem ajudar. Gosto muito da fábula do beija-flor do Betinho onde o pequeno beija-flor tenta apagar sozinho o imenso incêndio na floresta. Quando perguntado o porquê dele estar tentando, se ele sabia que não seria possível apagar o incêndio sozinho, ele respondeu que estava apenas fazendo a sua parte.
Como estão sendo realizados os trabalhos de identificação do problemas insulanos?
Os problemas pontuais como buraco, poda, iluminação e limpeza chegam até nós de diversas formas e são encaminhados para os órgãos responsáveis pela solução. A Central de Teleatendimento 1746 veio para nos ajudar nessa tarefa. Os problemas maiores nós conseguimos perceber acompanhando a rotina do bairro.
O que a Ilha pode esperar do subprefeito nos próximos 12 meses?
A Ilha pode esperar bastante dedicação e criatividade para buscarmos juntos soluções para problemas crônicos. Estamos negociando algumas parcerias para trazermos novos investimentos para a Ilha.