Vencedor na Corrida Ilha Carioca, Júlio César disputa hoje (26), as Paralimpíadas de Tóquio
O campeão mundial de 2019 em Dubai (1.500m) entra na pista hoje (26), às 21h35 nos 5.000m Masculino – T11 Final. Júlio César Agripino, velocista paralímpico da classe T11, especialista nas provas de 1.500m e 5.000m, saiu da cidade de Diadema, em São Paulo, para colocar todo o seu talento em prática no Rio de Janeiro. Na Corrida Ilha Carioca levou o primeiro lugar nos 5km na Etapa Praia da Guanabara, na Freguesia, em 2016. Nesta prova na Ilha do Governador, competiu entre os centenas de atletas sem qualquer deficiência.
Em Tóquio, o atleta vai correr acompanhado por dois guias que vão ao seu lado e são ligados por uma pequena corda. Júlio recebe informações sobre sua posição e velocidade por meio de puxadas na corda. O trabalho em equipe mostra a importância da inclusão.
Júlio César, que tem deficiência visual, teve uma base de treinamento focado para a Paralimpíadas, com percursos de estrada de terra e caminhos com muita altitude, o que levava a exaustão do corpo. Durante a pandemia treinava em casa, com a ajuda de esteira e outros equipamentos que auxiliavam no preparo físico do atleta.
O atleta participou dos Jogos Paralímpicos de Verão de 2016 no Rio de Janeiro, nos Jogos Parapan-Americanos de 2019 em Lima e marcou presença no Mundial de Dubai em 2019, onde conquistou a medalha de ouro nos 1.500m da classe T11.