Ilha do GovernadorRio de Janeiro

UPA Pediátrica da Ilha do Governador é reinaugurada em homenagem ao radialista Gilson Ricardo

Com a nova estrutura, a UPA pediátrica terá capacidade de atender até 5 mil crianças por mês. A média atual de atendimentos é de 3,5 mil pacientes.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) reinaugurou, neste sábado (12.08), a UPA Pediátrica da Ilha do Governador. A unidade passou a se chamar UPA Radialista Gilson Ricardo, em homenagem ao saudoso comentarista esportivo popularmente conhecido como Gilsão, falecido em janeiro deste ano vítima de um infarto.

“Essa foi uma forma de homenagear esse grande amigo, tão generoso e que amava a Ilha do Governador, bairro que morou durante toda sua vida. Gilsão foi muito especial e merece essa lembrança”, disse o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho.

HIG 970×250

Emocionada, Dona Mariza, viúva de
Gilsão, relembrou sua trajetória ao lado do companheiro e agradeceu pela homenagem.

“Passa a vida inteira em segundos. Foram 36 anos juntos. Tudo muito bonito e muito bem feito. Quero agradecer a todos que participaram deste momento”, contou.

Mário Belisário, comunicador da Rádio Tupi e amigo do radialista, também esteve presente na cerimônia e destacou o legado de Gilson Ricardo ao radiojornalismo.

“Gilsão criou uma forma de se comunicar com o público que o fez praticamente um familiar dos ouvintes. Foi um dos maiores nomes do rádio e um grande ser humano”, disse o comunicador.

_UPA Pediátrica Radialista Gilson Ricardo ganha reforço para aumentar número de atendimentos_

As equipes médica e de enfermagem ganharam mais profissionais e a assistência passou a contar também com nutricionistas e fisioterapeutas. Outra novidade é a aquisição da primeira ambulância neopediátrica da unidade para transferência intra hospitalar das crianças atendidas.

Com a nova estrutura, a UPA pediátrica terá capacidade de atender até 5 mil crianças por mês. A média atual de atendimentos é de 3,5 mil pacientes.

“Para mim é um momento especial, porque a UPA pediátrica foi inaugurada na minha primeira gestão à frente da Secretaria de Estado de Saúde, em 2016. Com esta entrega, vamos ampliar e aprimorar ainda mais o atendimento às nossas crianças”, afirmou o secretário.

*Novos equipamentos e profissionais*

Além da contração de quatro nutricionistas e sete fisioterapeutas, o efetivo de clínica médica passou a contar com mais um pediatra, passando de quatro para cinco plantonistas 24h. O número de enfermeiros na UPA também aumentou de 19 para 32; e o de técnicos de enfermagem, de 42 para 61. Houve ainda investimento na estrutura de hotelaria hospitalar, com a implantação de serviços de lavanderia, camareira e jardinagem, além de segurança não-armada e colaboradores de áreas administrativas.

A UPA adquiriu mais um desfibrilador e um ventilador mecânico de transporte (usado em transferências). Foram compradas ainda cadeiras mamãe-e-bebê, macas, cadeiras de rodas, respiradores Oxymag e Oxylog, ventiladores mecânicos, bombas infusoras e monitores de sinais vitais, além de computadores e aparelhos de ar-condicionado.

Números de atendimento e estrutura

Só em 2023 foram realizados mais de 40 mil registros de emergência. De 2016, data de sua inauguração até a última quinta-feira (10.08), foram realizados 362.724 atendimentos. A UPA funciona de modo ininterrupto nas vinte e quatro horas do dia e em todos os dias da semana, incluídos feriados e pontos facultativos.

A UPA Pediátrica Radialista Gilson Ricardo conta com cinco consultórios efetivos, duas salas de classificação de risco, sala amarela e de curta permanência, isolamento, sala vermelha e de observação, equipamento de raio-x, farmácia e área de procedimentos. A unidade tem 15 leitos, 4 ventiladores mecânicos, sendo um de transporte, 2 desfibriladores e uma ambulância neopediátrica para transporte intra hospitalar. A equipe multidisciplinar é formada por enfermeiras, pediatras, fisioterapeutas, dentistas, nutricionistas, entre outros profissionais que fazem o acompanhamento infantil.

Etiquetas

Artigos relacionados

amateurfetishist.com tryfist.net trydildo.net
Fechar