Último sábado do pré-Carnaval de Rua 2025 atrai cerca de 160 mil foliões no Rio

Cerca de 160 mil foliões tomaram as ruas do Rio no último sábado (22/02) do pré-Carnaval, celebrando a diversidade de ritmos característica da folia carioca. Um total de 55 agremiações fizeram a festa nas ruas. A manhã foi marcada pelos desfiles do Bloco da Favorita, que atraiu cerca de 50 mil foliões para o Circuito de Megablocos na Rua Primeira de Março, no Centro; Céu na Terra e seu cortejo lúdico de bonecos gigantes, em Santa Teresa; Estratégia, que homenageou Wilson Simonal, no largo São Francisco de Paula; e Pérola da Guanabara, que foi da Praça XV até a Ilha de Paquetá. Entre os destaques da tarde, o Afoxé Filhos de Gandhi abriu alas com seu cortejo de inspiração afro-religiosa na Zona Portuária e o Simpatia É Quase Amor desfilou toda a sua irreverência de 40 carnavais pela orla de Ipanema.
O Bloco da Favorita animou a Primeiro de Março, no Centro, com nomes como MC Maneirinho, Borges, Bin e Puterrier, que tocaram diversos hits dos gêneros. Desfilando desde 2013, a agremiação se tornou figurinha tarimbada no Carnaval de Rua do Rio.
Em Santa Teresa, o Céu na Terra prestou homenagem à cantora Rita Lee. Ao som de 150 instrumentistas, que uniam o rock ao carnaval, a agremiação tomou as ladeiras de Santa Teresa com seu cortejo de figurinos criativos.
Outro bloco que atraiu diversos foliões foi o Estratégia, no largo São Francisco de Paula. Em seu 13º desfile, o bloco homenageou o cantor Wilson Simonal. Fundado em 2012 e inspirado pela cultura afro-brasileira, a agremiação contava com 60 ritmistas na bateria, que prestaram tributo ao “Rei da Pilantragem”.
Já na parte da tarde, os blocos Orunmilá, Afoxé Filhos de Gandhi e a bateria Surdo Um Mangueira desfilaram na região da Pequena África, na Zona Portuária do Rio. O cortejo partiu do Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), na Gamboa, e foi até o Cais do Valongo, região que representa a mais importante evidência física associada à chegada de africanos escravizados no Brasil.
E a folia continua neste domingo, 23/02, com o desfile de outros 35 blocos pela cidade. Entre os destaques da manhã, o Cortejo do Boitatá, no Centro, às 7h; o Fogo e Paixão, no Largo São Francisco de Paula, às 8h; o Suvaco de Cristo, no Jardim Botânico, também às 8h; o Gigantes da Lira, em Laranjeiras, às 9h; e o Empolga às 9, em Ipanema, às 11h. No total, 99 agremiações oficiais estarão nas ruas neste fim da e semana.
Plano Operacional para o Carnaval de Rua 2025
O Carnaval de Rua 2025 terá, até o dia 9 de março, mais de 470 apresentações espalhadas por diversas regiões do Rio. A expectativa é que os desfiles
Para garantir que o público aproveite a festa com segurança e conforto, a prefeitura, por meio da Riotur, preparou um esquema operacional envolvendo CET-Rio, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Comlurb, Secretaria de Ordem Pública (Seop) e Guarda Municipal do Rio (GM-Rio), entre outros órgãos, que atuarão nos locais de eventos e nos entornos.
A programação completa dos cortejos, com data, horário e percurso, está disponível no aplicativo Blocos do Rio 2025, em todas as plataformas digitais. A ferramenta é gratuita e funciona por geolocalização. A lista também está disponível no site https://www.carnavalderua.rio/, que reúne, além do calendário dos desfiles, notícias sobre os blocos e mais informações sobre o Carnaval de Rua do Rio 2025.