UFRJ abre 1.150 vagas em cursos de graduação a distância
A UFRJ abriu 1.150 vagas em quatro cursos de graduação a distância para acesso no primeiro semestre de 2020. Para concorrer às oportunidades, é preciso se inscrever no Vestibular 2020.1 do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj), cujas inscrições já estão abertas, pelo site, e terminam em 24/10.
São 200 vagas para o curso de Ciências Contábeis, além de 910 para três licenciaturas, sendo 356 para Ciências Biológicas, 375 para Física e 179 para Química.
As provas serão aplicadas em 24/11 e conterá 60 questões objetivas, abrangendo tópicos de língua portuguesa e literatura brasileira, língua estrangeira (espanhol ou inglês), biologia, física, matemática, química, geografia e história, além da prova de redação. A taxa de inscrição no vestibular é de R$ 88,00.
O resultado final está previsto para 9/1/2020 e a matrícula para 14 e 15/1, diretamente nos polos onde a UFRJ está presente e de acordo com cada curso: Angra dos Reis, Belford Roxo, Campo Grande, Duque de Caxias, Itaperuna, Macaé, Miracema, Nova Iguaçu, Paracambi, Piraí, Resende, São Gonçalo, Três Rios e Volta Redonda.
Cursos a distância
As graduações da UFRJ que operam na modalidade a distância garantem ao egresso o mesmo tipo de diploma que teria se estudasse presencialmente.
Os cursos têm material didático próprio, especialmente preparado para a educação a distância, incluindo impressos, videoaulas e recursos multimeios. Contam, ainda, com sistema de apoio à aprendizagem, baseado em duas formas de tutoria: presencial, que disponibiliza ao aluno dos períodos iniciais um encontro semanal de duas horas por disciplina no polo regional a que está vinculado; e a distância, em que o estudante tem acesso pela plataforma Cederj e por um telefone 0800, para todas as disciplinas.
O processo de avaliação é realizado nos polos regionais, similar ao utilizado para aferir o desempenho dos alunos nos cursos presenciais das universidades. Nos polos regionais, o Cederj oferece também laboratórios didáticos de biologia, física e química, por exemplo.