Tubiacanga recebe ação de mutirão de limpeza e conscientização ambiental neste sábado, dia 26

A Associação de Mulheres da Ilha do Governador em parceria com o Instituto Ambiental Civil (IAC), Associação dos Ciclistas da Ilha do Governador (ACIG), Equipe Monstrinho (Moutain Bike), Flexeiras Atlético Clube e a Associação de Moradores de Tubiacanga (AMAT), realizam um mutirão de limpeza, conscientização ambiental e contra o uso das linhas chilenas em Tubiacanga.
O evento que será realizado no próximo sábado, dia 26 de junho, dentro do mês mundial do Meio Ambiente, além da conscientização ambiental tem como foco alertar sobre os perigos da linha chilena que rotineiramente causam muitos acidentes nos frequentadores do bairro, que se tornou bastante frequentado pelos atletas profissionais e amadores de diversos esportes radicais, como Moto Cross, Moutain Bike, Rapel, trilha.
O mutirão, que conta ainda com o apoio do Ilha Carioca, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC) e do Grupo Engenhando a Cidade, terá inicio às 9 horas e o ponto de encontro dos voluntários será no Flexeiras Atlético Clube, logo na entrada de Tubiacanga. Ao final da ação a programação contará com apresentação de rapel, moutain bike, trilha e outras atividades.
O uso de máscara é obrigatório e os organizadores pedem que levem água e utilizem sapato fechado. Os voluntários também vão receber um certificado digital de participação .
O uso de Cerol e linha chilena além de serem crimes, (Lei 3358/20 tipifica o uso, venda e porte de cerol ou linha chilena como crime de perigo para a vida ou saúde de outros, com pena de três meses a um ano de detenção). O Uso desses produtos colocam em risco a vida dos atletas, moradores da região e também altamente perigosos para a segurança aeroportuária. Já que estamos falando de uma área de segurança do aeroporto Internacional do Galeão.
Programação:
9H – SÁBADO – 26/06
09h:00 – Concentração Campo do Flexeiras (entrada de Tubiacanga)
09h:30 – Início Caminhada e diálogos sobre a importância da conscientização ambiental e os perigos da linha de chilena.
09h:30/11h:00 – Recolhimento dos resíduos sólidos e das linhas chilenas no percurso.
11h:00 – Demonstração Rapel e Mountain Bike (Mirante)
12h:00 – Encerramento – Mirante de Tubiacanga