Ilha do Governador
Tendência

Treinamento coloca motoristas de ônibus no lugar de ciclistas

Fotos: ACIG
Uma iniciativa conjunta da ACIG – Associação Dos Ciclistas da Ilha do Governador e da cicloativista Vivi Zampieri motivada pela campanha do Maio Amarelo, e por reclamações recebidas por ciclistas, culminou em um treinamento com funcionários da Viação Ideal.

Motoristas de ônibus participaram de palestras de conscientização e foram colocados no lugar dos ciclistas. Nesta atividade, eles foram posicionados em quatro bicicletas estáticas e experimentaram a sensação de receber uma “fina” de um ônibus, simulando a perigosa proximidade que muitos ciclistas enfrentam diariamente nas ruas.

Segundo Luan Ferreira, membro fundador da ACIG, a iniciativa da fina Educativa foi pioneira na cidade do Rio de Janeiro.

– A Viação Ideal nos recebeu para um ciclo de palestras em dois turnos com aproximadamente 50 motoristas participantes. O foco das palestras foi a educação no trânsito e a legislação sobre a bicicleta com seus deveres e direitos no trânsito. O impacto foi se colocar no lugar do outro mudando sua percepção sobre a bicicleta no trânsito. E a necessidade de termos uma harmonia no trânsito, com os maiores respeitando os menores – comentou Luan que já informa que o objetivo também é levar a iniciativa para a Viação Paranapuan.

Veja o vídeo no link Instagram

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo