Thaiane Maciel recebe o selo de Agente Verde da Comlurb
Insulana e colaboradora do Ilha Carioca, Thaiane é atriz e engenheira ambiental
A Comlurb aproveitou a participação no mutirão de limpeza do Canal de Marapendi, na Barra da Tijuca, que aconteceu neste sábado (12/2), para lançar o seu próximo Agente Verde, selo concedido a pessoas que são multiplicadoras de informações ambientais e incentivadoras de boas práticas no descarte correto do lixo. A escolhida é a atriz insulana Thaiane Maciel, também engenheira ambiental e fundadora do Canal Novo Mundo, que promove a conscientização por um planeta mais sustentável através da limpeza de espaços públicos, engajamento comunitário e comunicação ambiental.
Colaboradora do Ilha Carioca, Thaiane conta o quanto é especial representar a Comlurb.
– É uma honra estar fazendo esse trabalho e levar informações ambientais para as pessoas. Meu desejo é que eu possa somar com esse exército laranja que diariamente está nas ruas limpando, cuidando e valorizando essa cidade maravilhosa. Fazendo o que podem por nossa saúde pois a limpeza urbana impacta diretamente nas pessoas. É uma honra muito grande mesmo fazer parte da Comlurb – conta Thaiane.
Thaiane é o quarto Agente Verde da Comlurb. O primeiro foi o ator Mateus Solano, seguido do cantor Jorge Vercillo e da pequena ambientalista do Instituto Mar Urbano Nina Gomes, de apenas quatro anos de idade na ocasião. Todos ganham uma ilustração exclusiva feita pela equipe de criação da companhia. Thaiane trabalhou no monitoramento bioacústico de espécies marinhas na Baía de Sepetiba e no Núcleo de Pesquisa para a Construção Sustentável (Numats) da Coppe/UFRJ e foi homenageada pela ONU Brasil por conta do seu engajamento na área ambiental, ganhando um painel com seu rosto pintado no Bosque da Barra pelo artista Pandro Nobã.
O mutirão que ocorreu na altura do Parque das Rosas, entre os Píers 1 e 2 e foi organizado pela própria Thaiane, que realiza esse tipo de ação quinzenalmente há dois anos pelo Canal Novo Mundo, em parceria com a Comlurb e com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os resíduos recicláveis recolhidos pelos voluntários, cerca de 30 pessoas, são encaminhados para a Coleta Seletiva da Comlurb e entregues às cooperativas de catadores cadastradas na companhia. Os mutirões iniciaram na Ilha do Governador, mas hoje são realizados por toda a cidade.
* Com informações da ASCOM Prefeitura do Rio