Tarifa de água no Rio de Janeiro terá 9,39% de aumento a partir de agosto
Com o novo reajuste da Cedae (Companhia de Água e Esgoto do Rio de Janeiro), o carioca vai pagar 9,39% a mais por água e esgoto, a partir do dia primeiro de agosto. O morador do Rio que tem apenas o serviço de água, mas não o de esgoto, terá de arcar com um aumento mais significativo. Neste caso, a tarifa subirá 13,85%.
No restante do estado, o aumento será praticamente o mesmo: de 9,4%, para serviço de água e esgoto e 13,85%, apenas água. Para quem paga a tarifa social o aumento será mais leve, de 4,5%. O serviço não tinha reajuste desde agosto do ano passado.
O acréscimo da tarifa da água é bem maior do que o acumulado da inflação no período. Entre julho de 2011 e junho deste ano, o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) registrou uma inflação de 4,92%. O índice de reajuste anual da Cedae leva em conta, além da variação da inflação, alterações nos valores de energia e de produtos químicos.
No ano passado, o reajuste foi de 8,79%, tanto para quem tinha serviço de água quanto para os que eram servidos por água e esgoto. A mudança prevista para agosto vale para residências, comércio, indústria e setor público.