Soul Pixta no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ) neste sábado, dia 30
Soul Pixta oferece mais de 15 horas de Hip Hop no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ) neste sábado (30)
A fim de celebrar a cultura afro-brasileira e suas variadas expressões artísticas no Mês da Consciência Negra, o Soul Pixta ocupa o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) neste sábado, 30 de novembro, com uma programação de mais de 15 horas dedicada à cultura Hip Hop. O público poderá participar de uma grande imersão gratuita na cultura urbana da cidade com exposição virtual de artistas plásticos, oficinas de graffiti, dança e rimas e workshop de DJ.
O evento começa a partir das 10h e vai até a madrugada, com diversas atividades gratuitas, apenas os shows na parte da noite terão ingressos cobrados a preços populares (R$10 inteira e R$5 meia), que podem ser emitidos pelo site do CCBB RJ – bb.com.br/cultura, onde também será divulgada a programação completa. O evento é patrocinado pelo Banco do Brasil.
A partir das 20h, se apresentam nomes como o rapper Sant, local de Pilares na Zona Norte do Rio de Janeiro com mais de 10 anos de carreira, a dupla angolana DNASTY, que reside no Brasil há mais de 10 anos e conquistou o público com seu trap afiado, além da cantora de R&B Izy Castelano. Ainda tem set do DJ DLMIX e pocket shows dos artistas independentes Da Flor MC, coletivo 1DV, Camuri e da gravadora P MUSIC. Mais de 15 MCs de todo o país vão disputar a batalha de rimas: Faro MC, Gordão ZN, Devilzinha, MT, Leal MC, Mr PAC ZN, Jhon’Z, GB da Rima, Mec Poke, WL, Lili (SP), Sereia BXD, OZ, Magali, Black MC e Pitanga. A apresentação fica por conta de Lis MC e Nyl MC. As apresentações contarão com intérpretes de libras, ampliando e democratizando o lazer e a cultura hip hop para públicos diversos.
Criado em 2013, na pista de skate do aterro do Cocotá, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro, o coletivo Soul Pixta contribui para o desenvolvimento social, econômico e cultural da região por meio de projetos que promovem a valorização de talentos locais destinados à cultura preta de rua, assim como ações beneficentes direcionadas à população em vulnerabilidade social. Mais informações em @soulpixtaoficial.
Programação
30/11 (SÁBADO)
Exposição digital
LOCAL: Espaço Conceito
Expositores
● Edaz (Grafitti): Grafiteira desde 2008 com atuação interestadual, empreendedora, oficineira, modelista e moradora da Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro.
● GRD (Grafitti): Grafiteiro autodidata desde 2001, Em 2004, pegou seu material de graffiti, colocou em uma mochila e foi em direção à rodoviária, onde decidiu definitivamente viver de sua arte, escrevendo nos muros do país a sua história.
● Emanuel Bilson – Sonbil (Grafitti): Grafiteiro e artista visual autodidata, atuando há mais de 20 anos em diversas áreas, desde intervenções nas ruas, comissões, telas, exposições, trabalhos comerciais e projetos; Já tendo ministrado oficinas, workshops e eventos sociais.
● Felipe Park (Grafitti): Grafiteiro desde 2007, participante e monitor de diversas oficinas. Deixa sua arte nos muros, estabelecimentos e projetos por todo o Rio de Janeiro.
● Ádamo Luca – Calu (Grafitti): Grafiteiro desde 2012, morador da Comunidade do Dendê, Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro. Desde então deixa sua marca em diversos projetos pelos muros da comunidade ao asfalto do Rio de Janeiro.
● Thiago Diniz (Fotografia): Fotógrafo formado pela Escola de Fotógrafos Populares do Programa Imagens do Povo, com formação em Comunicação Social, e Pós-graduando em Neurociências, Educação e desenvolvimento infantil. Pauta seu fazer fotográfico pela Fotografia Humanista, aprendida com João Roberto Ripper, um de seus mestres em sua formação. Participou de inúmeras publicações e exposições no Brasil, além de Inglaterra e Alemanha. Dedica-se a projetos autorais voltados a questões sociais e culturais, utilizando a imagem também no campo da arte contemporânea. É também, desde 2015, fotógrafo oficial do projeto Rolé Carioca, onde a cada último domingo do mês, fazendo uso de aulas-caminhada, professores abordam questões históricas e culturais dos bairros da cidade do Rio de Janeiro.
Oficinas
LOCAL: Espaço Conceito
10h às 13h – Workshop de Grafitti (Duração: 4 horas)
– Edaz (Grafitti): Grafiteira desde 2008 com atuação interestadual, empreendedora, oficineira, modelista e moradora da Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro.
14h às 16h: Workshop de DJ (Duração: 3 horas)
– DJ Nino Leal: mais de 30 anos atuando como DJ no Rio de Janeiro, conquistou diversos prêmios nacionais e internacionais como DMC Brasil, DMC World e Grammy Latino. E hoje atua como professor de discotecagem.
16h às 18h: Workshop de MC (Duração: 2 horas)
– Faro MC: Mestre de Cerimônia da Roda Cultural e Batalha de MCS do Méier, atua como MC de Batalha e improviso em diversas batalhas e transportes públicos do Rio de Janeiro.
18h às 20h: Workshop de B-Boy (Duração: 2 horas)
– Eduardo Reis Cavanha (B-Boy): 40 anos de breakdance e 27 como professor de danças urbanas. Atuou em diversos festivais de dança pelo Rio de Janeiro e a nível nacional e internacional.
20h – SOUL PIXTA – A BATALHA (BERÇO DOS CRIAS)
LOCAL: CCBB
Apresentação/Mestre de Cerimônia:
– Stark CCT – Cria da ilha do governador, começou em 2011 com o grupo Máfia Green, co-fundador do Coletivo e Roda Cultural Soul Pixta, co-fundador da Escolinha MCS, celeiro de grandes artistas. Apresentador de batalha de mc’s, e ponte entre novos artistas e produtores.Artista solo desde 2014, Stark consagrado na área por suas rimas astutas e contundentes, e flows que se adaptam facilmente aos estilos, boom bap, trap, r&b, afrobeat, entre outros. Com vários singles e inúmeras participações em músicas de artistas como a dupla DNASTY.
20h – DJ DLMIX (Duração: 30 minutos)
– DJ DLMIX – DJ, Remixer e Produtor Cultural Atuação desde: 2002 Categoria: Hip-Hop / Open Format Especialização: Long Sets. DJ e produtor das Rodas Culturais do Méier e de Vila Isabel, ambas com mais de uma década de existência. Já se apresentou com artistas de peso da cultura HipHop como: Marechal, Djonga, BK’, Neto Síntese, Xamã, ADL, Ramonzin, De Leve, Shawlin, Rapadura, DJ Cia, DJ Negralha, DJ KL Jay, entre outros.
21h – 1º Fase da Batalha de MCS
– Batalha de MCS – 16 MCS do Rio de Janeiro de diversas Rodas Culturais do Estado, alguns famosos na internet e outros veteranos e iniciantes da Roda Cultural Soul Pixta se enfrentarão no Centro da Cidade.Os apresentadores serão Lis MC e Nyl MC. Os MCS a batalhar serão Faro MC, Gordão ZN, Devilzinha, MT, Leal MC, Mr PAC ZN, Jhon’Z, GB da Rima, Mec Poke, WL, Lili (SP), Sereia BXD, OZ, Magali, Black MC. Pitanga.
22h – Izy Castelano – POCKET SHOW
– Izy Castelano – Do cenário vibrante da zona norte do Rio de Janeiro, surge Izy Castelano, uma cantora e compositora independente que tem conquistado corações com sua música expressiva. Com uma mistura cativante de R&B, neosoul e nuances de MPB, Izy transcende as fronteiras dos gêneros musicais, criando uma experiência sonora única e apaixonante. Após lançamento de seu primeiro EP “Imersa” em 2023, Izy se prepara para nos levar a uma nova jornada musical ainda mais profunda e encantadora.Sua música é uma expressão poderosa de sua identidade e experiências pessoais (ou não), que trazem à tona temas como amor, fortalecimento e resiliência. Com sua voz única e emotiva, Izy Castelano é capaz de transmitir uma intensidade e vulnerabilidade que ressoam profundamente em que se permite escutar seu trabalho.
22h30 – 2º Fase da Batalha de MCS
23h30 – Soul Pixta Crew – POCKET SHOWS
Pocket Shows com o objetivo de dar visibilidade e “primeiro palco” para artistas independentes com alto potencial que se apresentam na Roda Cultural Soul Pixta e demais rodas culturais.
– Da Flor MC – MC, Skatista e ativista social do Morro do Dendê, iniciou sua carreira em 2013 como Mestre de Cerimônia da Roda Cultural Soul Pixta ao apresentar batalhas, shows e artistas criando vinhetas e bordões. É mestre de cerimônia oficial do Baile do Ademar que atua no Rio de Janeiro e em diversos estados do país. Com influências do funk e do rap e contato com a produção musical, começou a compor suas músicas com letras que retratam
sua realidade na comunidade.
– 1DV – Coletivo de rap da Ilha do Governador, oficialmente criado em 2021 com o lançamento do EP Um Degrau por Vez, vol.1, formado por F.Cabelo, PH e o integrante Mc e produtor Felipe Pipo, além da colaboração e participação de diversos artistas insulanos. Nos últimos anos, singles como Basta Acreditar, União, É desse Jeito, Degrau por Degrau e o EP solo, “EP.H” consolidaram a caminhada na cena. Em breve na pista, o lançamento do novo álbum “TDL” Toda Liberdade, do artista Ph promete sacudir a cena local.
– Camuri – Cria da Ilha do Governador e com muito a ser dito, Camuri carrega em suas linhas originalidade, complexidade, versatilidade, sentimento e a linguagem das ruas do Rio de Janeiro. Com influência na música desde muito novo, começou sua trajetória no rap em 2013, chegando a participar de batalhas de rima. Porém, voltando sempre sua atenção à composição de letras, trabalhos de estúdio e imagem. Em 2022, chega sendo uma realidade. Aliado a ambições, deveres, e principalmente a música, almeja revolucionar a si e a todos ao seu redor.
– P MUSIC – Gravadora independente da Comunidade do Dendê da Ilha do Governador conhecida por já ter produzido diversos rappers da cena do Rio de Janeiro em início de carreira e até a atualidade como Classe A e Léo Stronda. A P Music se apresentar representada pelo Produtor Musical e rapper Felipe Pipo e Lost com versos eloquentes e vozes estupendas.
00h10 – Flow 021 Crew – Apresentação de B-Boys/Girls – Breakdance (Duração: 20 minutos)
– Flow 021 – Flow 021 Crew, grupo de breaking da cidade do Rio de Janeiro criado em 2010, no bairro do Rio de Comprido (Zona Norte), a partir da iniciativa de bboys cariocas que atuavam na cena hip-hop da época. O foco inicial era apenas participar de campeonatos de nível regional e nacional, no entanto com o passar dos anos os horizontes foram ampliados, alcançando, assim, participações em competições internacionais, protagonismo na criação de eventos fomentando o cenário cultural e até mesmo em projetos sociais! Hoje o grupo conta com mais de 10 integrantes, profissionais de diversos ramos, que juntos buscam somar o máximo pra cultura hip-hop.
00h30 – SEMI-FINAL DA BATALHA DE MCS (Duração: 30 minutos)
01h – DNASTY – POCKET SHOW
– DNASTY – DNASTY é um nome expressivo no cenário do Trap brasileiro já desde 2017, quando os irmãos Evan e Hélio, nascidos em Angola e residentes no Brasil há mais de 10 anos, conquistaram o carinho do público brasileiro com conteúdos variados entre reacts e audiovisuais autorais. Desde então, DNASTY já emplacou alguns sucessos neste mercado. Destaque para ‘Aulas e Cursos’, o hit alcançou o disco de platina e atingiu as marcas de Top 100 do Spotify Brasil e Top 1 Viral do Spotify Global, somando mais de 60 milhões de streamings nas plataformas digitais. Com este sucesso, a dupla já levou a sua performance ao vivo para os palcos de alguns dos festivais mais importantes do Rap brasileiro e trazem para a plateia a sua fanbase sólida, jovem e apaixonada pela cultura hip-hop. No momento, trabalham no lançamento do seu primeiro álbum, previsto para o segundo semestre de 2024.
01h – FINAL DA BATALHA DE MCS (Duração: 30 minutos)
02h – Sant – SHOW (Duração: 1 hora)
– Sant – Sant’Clair Araújo Alves de Souza (1994), natural de Pilares, bairro da zona norte do Rio Janeiro, mais conhecido como MC Sant, é um rapper brasileiro integrante do selo O Mundo Ao Norte. MC Sant, apesar da pouca idade, é caracterizado por letras maduras e repletas de críticas sociais, que falam muito sobre uma adolescência conturbada e uma vida cheia de problemas familiares.Entrou no rap por meados de 2011, inspirado em um improviso de 10 minutos do MC Marechal, um dos seus mentores dentro do hip-hop e responsável pela criação do selo a qual Sant iniciou sua carreira e lançou O Que Separa os Homens dos Meninos Vol.I, seu primeiro trabalho de estúdio. Atualmente Sant é membro d’O mundo ao Norte”, coletivo de MC’s, produtores e DJ’s da Zona Norte do Rio de Janeiro, como MC Kayuá, Tiago Mac, DJ LN e LP Beatzz, que buscam para além de trazer visibilidade para sua área esquecida no rap (a maioria dos rappers é da Zona Sul e Centro), realizam eventos, oficinas, lançamentos de livros e outras atividades, incentivando a cultura hip hop local.
Sobre o CCBB RJ
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. São 35 anos ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura com uma programação relevante, diversa e regular nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e ideias. Quando a cultura gera conexão ela inspira, sensibiliza, gera repertório, promove o pensamento crítico e tem o poder de impactar vidas. A cultura transforma o Brasil e os brasileiros e o CCBB promove o acesso às produções culturais nacionais e internacionais de maneira simples, inclusiva, com identificação e representatividade que celebram a pluralidade das manifestações culturais e a inovação que a sociedade manifesta. Acessível, contemporâneo, acolhedor, surpreendente: pra tudo que você imaginar.
Serviço
Soul Pixta
30 de novembro de 2024
Ingressos:
Para rodas de conversas, oficinas e workshop – Entrada Gratuita – Ingressos disponíveis 1h antes de cada atividade na bilheteria física e virtual do CCBB.
Para shows – Ingressos a R$10 e R$5 (meia), disponíveis a partir das 9h do dia 30/11.
Estudantes, idosos e clientes Ourocard pagam meia-entrada.
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (Espaço Conceito e Rotunda)
Endereço: R. Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Contato: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br