Sete internos do Degase na Ilha fogem da delegacia de Bonsucesso
Sete internos do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) fugiram da 21ª DP (Bonsucesso) na noite de quarta-feira (26). Eles foram levados para lá depois de se envolverem em uma confusão em uma das unidades.
Segundo o Degase, 15 jovens atearam fogo em espumas de colchões nos alojamentos da unidade da Ilha do Governador. O tumulto foi controlado por agentes do Grupamento de Ações Rápidas (GAR). Não houve feridos.
Por ser um caso de dano ao patrimônio público, eles foram levados para a delegacia para registrar a ocorrência.
Segundo o Sind-Degase, sindicato que representa os agentes, três defensoras públicas que acompanhavam a ocorrência impediram que os agentes encaminhassem os adolescentes algemados com as mãos para trás.
Na delegacia, eles ficaram com as mãos algemadas para a frente e, enquanto eles eram chamados para prestar depoimento, sete deles conseguiram fugir pulando um muro e saindo pela lateral da delegacia.
“Esse algemamento é feito com as mãos para trás para evitar uma agressão ao agente, uma tentativa de fuga. A mão para trás tem esse cunho de proteção para resguardar um problema maior. Na Vara da Infância e em todos os fóruns existem carceragens para os adolescentes e jovens adultos aguardarem o momento da audiência. Não seria diferente em uma delegacia, que tem que aguardar ser ouvido. É uma coisa que fugiu totalmente ao padrão de segurança tanto do Degase ou da própria delegacia”, afirmou João Rodrigo, presidente do Sind-Degase.
De acordo com o sindicato, foi realizada uma operação para tentar recapturar os internos que fugiram. De acordo com o Degase, o caso foi registrado na própria 21ª DP.
A Polícia Civil e a Defensoria Pública não se manifestaram até o fechamento desta reportagem.
Fonte: G1