Ilha do Governador

Secretaria de Estado de Saúde conclui reforma da UPA pediátrica

Desde que a UPA, no Cocotá, passou a ser exclusivamente pediátrica, facilitou a vida dos moradores que não contam com outra unidade de atendimento médico infantil na região, nem mesmo através da rede privada.

A reforma geral da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Ilha do Governador, única pediátrica da capital, foi concluída nesta semana pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ). As intervenções realizadas pela pasta melhoram o serviço prestado à população e aprimoram as condições de trabalho dos profissionais. A unidade passou por obras de infraestrutura, renovação de mobiliário e equipamentos, iniciadas em setembro de 2022. O atendimento não foi paralisado em nenhum momento.

As 13 unidades já reformadas são Ilha, Botafogo, Ricardo de Albuquerque, Realengo, Cabuçu, Bairro Botafogo, Campo Grande I, Campo Grande II, Jacarepaguá, São Pedro, Tijuca, Maré e Bangu.

HIG 970×250

– Pioneira na implantação das UPAs no Brasil, com a unidade Maré em 2007, a SES está fazendo a maior reforma nessas estruturas desde a criação do modelo, replicado em todo o país. Estamos investindo para oferecer um atendimento de saúde de qualidade, com o respeito que o cidadão do Estado do Rio merece – afirma Dr. Luizinho.

Unidade supre carência da região e entorno

Desde que a UPA, no Cocotá, passou a ser exclusivamente pediátrica, facilitou a vida dos moradores que não contam com outra unidade de atendimento médico infantil na região, nem mesmo através da rede privada.

– Esse espaço apenas pediátrico me ajudou muito. Antes, com o serviço misto, era mais demorado o atendimento. O plano de saúde não tem cobertura na Ilha. Os hospitais conveniados são longe, no Centro da cidade. Essa UPA pediátrica facilitou a minha vida – contou Elisa Nascimento, moradora da Ilha do Governador, que acompanhou seu filho durante uma breve internação.

A unidade recebeu reparos no telhado, reforço e revitalização da estrutura metálica, tratamento de solo; além de troca de painéis, reforma de torre de água, paisagismo, troca de mobiliário e novos equipamentos. Foram adquiridas cadeiras mamãe e bebê, macas, cadeira de rodas, além de respirador Oxymag, Oxylog, computadores, aparelhos de ar-condicionados, ventiladores mecânicos, bombas infusoras e monitores de sinais vitais.

Nesta época de alta demanda de atendimento por causa do aumento de doenças graves respiratórias, como a bronquiolite, um novo pediatra diurno foi contratado, agora são cinco, agilizando as consultas.

– É um orgulho termos, na Ilha do Governador, uma UPA que é referência no atendimento das nossas crianças. Aqui recebemos crianças de zero a 17 anos, não apenas da Ilha do Governador, mas de toda a capital e Zona Norte. Tínhamos uma unidade precisando urgentemente de reformas estruturais, com salas fechadas, móveis e equipamentos deteriorados. Hoje ela está renovada – explicou a diretora da Upa, Carla Pereira.
A unidade conta com cinco consultórios efetivos, duas salas de classificação de risco, sala amarela e de curta permanência, isolamento, sala vermelha e de observação, raio x, farmácia e área de procedimentos. A equipe multidisciplinar é formada por enfermeiras, pediatras, fisioterapeutas, dentistas, nutricionistas, entre outros profissionais que fazem o acompanhamento infantil.

 

Fonte: Secretaria de Saúde

Etiquetas

Artigos relacionados

amateurfetishist.com tryfist.net trydildo.net
Fechar