Ronda Maria da Penha prende homem por descumprimento de medida protetiva na Ilha
Uma equipe da Ronda Maria da Penha da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) atuou na prisão de um homem de 46 anos no sábado (19/3), após flagrante de descumprimento de medida protetiva de urgência. A prisão aconteceu na Rua Maria Tecla, no bairro da Portuguesa. A equipe foi ao local a pedido da assistida, de 44 anos, que informou que o acusado estava descumprindo as medidas impostas pela Justiça.
De acordo com os guardas municipais, o homem tentou fugir quando avistou as equipes no local, mas foi detido e levado para 37ª DP, onde o caso foi registrado com base no artigo 24 A da Lei Maria da Penha (11.340 de 2006). A prisão contou com apoio da Polícia Militar.
A Ronda Maria da Penha da GM-Rio atua prioritariamente na fiscalização do cumprimento das medidas protetivas e restritivas expedidas pela Justiça para defender mulheres vítimas de violência doméstica, evitando a revitimização. Contudo, durante o patrulhamento de rotina, os guardas municipais também podem intervir em situações flagrantes, atuando assim nas duas frentes de enfrentamento à violência contra a mulher.
Desde a criação do grupo especial, em março de 2021 até o início deste mês, já foram registradas 6.020 ações de acolhimento e 910 mulheres foram assistidas. Também foram registradas 20 prisões.