Ilha do Governador

RIOgaleão destaca as histórias de mulheres líderes que ocupam cargos majoritariamente masculinos

O RIOgaleão é reconhecido por sua excelência operacional, mas o que poucos sabem é que o vai e vem dos aviões, assim como a resposta à emergência aeroportuária, está nas mãos de mulheres, diversificando o setor até então conhecido como majoritariamente masculino. Na semana das mulheres, o Aeroporto Internacional Tom Jobim destaca as histórias de Beatriz Lagnier Ferreira e Estela Andrade, profissionais que atuam no Centro de Operações do RIOgaleão.

Há 30 anos no Aeroporto Internacional Tom Jobim, a gerente de Safety, Estela Andrade, 52 anos, atua junto à comunidade aeroportuária para prevenir incidentes/acidentes na área operacional do aeroporto. Desde o início de sua gestão, em 2017, o número de incidentes reduziu em 56%.

HIG 970×250

Estela iniciou sua carreira no aeroporto na fiscalização de pátio, integrando um time de 11 homens. Apesar do desafio de atuar em um universo considerado tão masculino, ela não se sentiu intimidada e seguiu em busca de sua evolução profissional no terminal carioca. Em 2022, a gerente de Safety também assumiu a área de Resposta à Emergência do RIOgaleão, que visa preparar o aeródromo para uma situação de emergência.

“Tenho muito orgulho do meu trabalho. Eu percebo essa preocupação da concessionária em investir em segurança operacional e na disseminação de uma cultura positiva de segurança operacional. Sou a responsável por promover esse engajamento entre as áreas e os resultados têm sido bastante satisfatórios”, afirma Estela Andrade.

Já Beatriz Lagnier, 32 anos, é a primeira mulher a assumir o cargo de gerente de Operações Aeroportuárias no Galeão, ocorrido em outubro de 2022. Engenheira ambiental de formação, Beatriz trabalha no aeroporto há cinco anos e sempre foi apaixonada pelo setor de transportes. Estava cursando o Doutorado em Engenharia de Transportes quando recebeu o convite para participar do processo seletivo para a vaga de analista de Planejamento Aeroportuário, e chegou a assistir vídeos sobre como se preparar para uma entrevista de emprego. Atualmente, ela gerencia 68 pessoas, sendo 82% do sexo masculino.

“Tem sido desafiador gerenciar uma área tão grande, com pessoas diversas e com alta relevância para a empresa. No começo, fiquei preocupada de não ser bem recebida devido à minha idade e pelo fato de eu ser mulher, mas não senti resistência em nenhum momento”, diz Beatriz Lagnier.

Segundo a gerente de Operações Aeroportuárias, uma de suas metas é ampliar a atuação de mulheres no pátio. “Ser fiscal de pátio é algo importantíssimo na rotina de um aeroporto. Eles são profissionais da linha de frente, os responsáveis por manter o nível de segurança operacional do RIOgaleão e mulheres são mais do que capazes de desempenhar estas atividades”, explica Beatriz.

Presença feminina na engenharia

A área de engenharia do RIOgaleão também conta com a gerência de uma mulher. Marilia Guimarães é gerente de Projetos e Controle, sendo responsável pela concepção de projetos e execução de obras do Aeroporto Internacional Tom Jobim.

Ao longo de sua carreira como engenheira civil, Marilia teve muitos líderes do sexo masculino e passou algum tempo questionando o tipo de liderança que pretendia seguir quando chegasse a sua oportunidade.

“Quando fui promovida no meu emprego anterior, senti que precisava ser mais incisiva para conquistar o respeito num espaço majoritariamente masculino. Ao chegar no RIOgaleão, me deparei com um novo tipo de liderança e percebi que as mulheres exerciam um papel diferente aqui”, afirma Marilia Guimarães.

Mãe de uma menina de um ano e seis meses, a gerente de Projetos e Controle do RIOgaleão está otimista sobre a atuação do sexo feminino no mercado de trabalho. “Estamos em processo de evolução e espero que nós, mulheres, possamos seguir conquistando novos espaços, estimulando as gerações futuras para que a mulher seja livre para tomar suas próprias decisões. É o que espero para a minha filha”, finaliza Marilia Guimarães.

Etiquetas

Artigos relacionados

amateurfetishist.com tryfist.net trydildo.net
Fechar