Ilha do Governador

RIOgaleão conscientiza a população sobre os riscos da soltura de balões durante as festas juninas

Aeroporto lança 2ª edição da campanha #NãoCaiBalão

Foto: Reprodução/TV Globo

À medida que nos aproximamos do período das festas juninas, o RIOgaleão, Aeroporto Internacional Tom Jobim, está intensificando seus esforços para informar sobre os riscos associados à soltura de balões. Com a segunda edição da campanha #NãoCaiBalão, o aeroporto busca conscientizar a população sobre os perigos que essa prática, que é ilegal, representa tanto para a aviação civil quanto para o meio ambiente. A campanha, que contará com conteúdo educativo nas redes sociais e ações em escolas das comunidades próximas ao aeroporto, enfatiza que as festas de São João já possuem muitos elementos que as tornam especiais, como comidas típicas, música, dança, cordel, fogueira e pescaria, e que os balões não são necessários para a diversão.

De acordo com os números atualizados até maio de 2023, o RIOgaleão registrou 23 ocorrências de balões no sítio aeroportuário. No ano de 2022, foram registradas 68 ocorrências, sendo 32 delas durante as festas juninas (junho e agosto), representando 47% do total do ano. Com base nesses dados, a expectativa é que o número de ocorrências com balões se mantenha nos patamares do ano passado ou até mesmo aumente, o que representa um grande risco para a aviação civil, para a sociedade e para o meio ambiente.

HIG 970×250

Entre as ações de conscientização #NãoCaiBalão está um encontro com alunos do Conexão Escola, um projeto idealizado pelo RIOgaleão que busca promover a conscientização ambiental entre jovens e crianças das comunidades locais. Milena Martorelli, gerente de sustentabilidade do aeroporto, destaca que a campanha está alinhada com as iniciativas de sustentabilidade da concessionária: “Desenvolvemos uma série de projetos sustentáveis para reduzir o impacto das atividades humanas no meio ambiente. A soltura de balões é considerada um crime ambiental, pois pode causar incêndios em florestas e áreas urbanas. É crucial abordar esse assunto e conscientizar a sociedade sobre os danos que essa prática pode causar”.

A campanha #NãoCaiBalão contará com o apoio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeroportuários (CENIPA) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Prevenção: desde o início da concessão sem incidentes graves

Durante o período das festas juninas, o aeroporto costuma observar um aumento no número de balões no céu e, consequentemente, no espaço aéreo. Para reduzir os perigos causados pelos balões, o RIOgaleão já realiza um trabalho constante de monitoramento para identificar balões e mitigar os riscos de queda no sítio aeroportuário e nas áreas próximas. Por isso, aeroporto possui um time especializado que opera em diversos pontos de visualização antecipando-se e evitando desde ocorrências leves até acidentes mais graves. Dessa forma, o RIOgaleão monitora a área operacional por meio de câmeras de segurança e observações do entorno por seus profissionais de pátio, e comunica a presença de balões na proximidade das cabeceiras para a Torre de Controle que atua na conscientização situacional dos pilotos, reduzindo riscos de colisão e problemas de pousos e decolagens.

Dimas Salvia, Diretor de Operações do RIOgaleão, enfatiza a importância de conscientizar a população sobre os perigos da soltura de balões: “Os balões são artefatos sem controle de trajetória, caem de maneira imprevisível, são difíceis de rastrear e têm um potencial para causar uma variedade de problemas no aeroporto incluindo incêndio, interdição de pistas e, nos casos mais extremos, acidentes de grandes proporções. Apesar destes desafios, através dos nossos esforços contínuos de controle e prevenção, não tivemos ocorrências sérias com balões desde o começo da concessão em agosto de 2014”.

Etiquetas

Artigos relacionados

amateurfetishist.com tryfist.net trydildo.net
Fechar