Rio de Janeiro

Rio de Janeiro tem o mês de julho mais quente desde 2014, com média de temperatura de 31,3°C

Nem a chuva e nem a frente fria dos últimos dias foram suficientes para baixar a temperatura média deste mês. De acordo com o Sistema Alerta Rio e o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, este foi o julho mais quente desde 2014, quando esta medida começou a ser aferida. A média deste mês foi de 31,3°C, ficando 2,7ºC acima das médias de todos os meses de julho, que é de 28,6°C.

A temperatura mais alta deste mês foi medida na Estação Irajá: 37,1°C. A mesma temperatura já tinha sido verificada na Estação Guaratiba, em julho de 2015. A segunda mais alta foi em 2016, na Estação Barra/Riocentro, quando os termômetros marcaram 36,7°C e a terceira, na Estação Santa Cruz, em 2020, com 36,6°C.

A meteorologista do Alerta Rio, Raquel Franco, explicou que o mês teve menos frentes frias continentais do que o esperado, o que contribuiu para temperaturas máximas mais altas do que o normal para julho.

– Neste julho de 2022, tivemos três frentes frias que influenciaram o tempo na cidade do Rio. Porém, apenas a última, do dia 29, passou pelo continente, trazendo uma massa de ar frio e derrubando as temperaturas de forma mais significativa e por mais tempo. As duas primeiras (13 e 18) foram mais oceânicas – explicou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo