Rio de Janeiro entra em estado de alerta por surto de sarampo e aumenta a importância da vacinação
Nesta quinta-feira (1), o Rio de Janeiro entrou em estado de alerta devido ao surto de sarampo no estado vizinho, São Paulo. A Secretaria Estadual de Saúde conta com reforços na vacinação em postos de saúde. Só neste ano, o Rio registrou cerca de 13 casos da doença.
A transmissão da doença ocorre diretamente, de uma pessoa para outra. Através das secreções do nariz e da boca, ao tossir, respirar ou falar. Crianças a partir de 1 ano de idade e adultos até 49 anos devem estar em dia com a vacinação.
As vacinas disponíveis contra a doença, é a Tríplice viral e a Tetra Viral. De acordo com o médico Alexandre Chieppe, da Secretaria Estadual de Saúde, a indicação é fazer a administração da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) para crianças a partir de 1 ano de idade e adultos até 49 anos que não estão em dia com a vacina. Para os que tem dúvida, se receberam ou não a vacina, a indicação é pela imunização.
Além dos postos de saúde públicos, a clínica Vaccinando localizada na Estrada do Galeão, também realiza a administração das duas vacinas. A clínica possui salas de aplicação decoradas e adaptadas para que as crianças sintam-se confortáveis na hora da vacina.