Ilha do Governador

Rio de Janeiro é Patrimônio Cultural da Humanidade

A Cidade Maravilhosa recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, na categoria paisagem cultural urbana, reconhecido pela Unesco, neste domingo, dia 1º de julho. Essa é a primeira vez que uma cidade inteira é contemplada com esta honraria.

– Hoje a Unesco fez aquilo que todos nós, brasileiros, já sabíamos: tombou como patrimônio da humanidade essa paisagem cultural fantástica que é o Rio de Janeiro. Um misto de uma natureza exuberante com os ícones que foram sendo criados e o que há de melhor no Rio, o povo carioca – enumerou o prefeito Eduardo Paes, durante a inauguração da primeira fase das obras do Porto Maravilha.

A candidatura, apresentada em 2009 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi aprovada durante a 37ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, que está sendo realizada em São Petersburgo, na Rússia.

A conquista do título reflete a harmonia das intervenções urbanas com a paisagem natural da cidade, que gerou cartões-postais famosos pelo mundo inteiro, e a interação dos cariocas com a natureza. De acordo com o Iphan, os locais valorizados com o título receberão ações de preservação de sua paisagem cultural. São eles: Pão de Açúcar, Corcovado, Floresta da Tijuca, Aterro do Flamengo, Jardim Botânico e a Praia de Copacabana, além da entrada da Baía de Guanabara. As belezas cariocas incluem, ainda, o forte e o Morro do Leme, o Forte de Copacabana e o Arpoador, o Parque do Flamengo e a enseada de Botafogo.

O subsecretário municipal de Patrimônio Cultural, Washington Fajardo, disse que essa madrugada foi de muita ansiedade ao acompanhar a sessão da Unesco:

– É a primeira vez que uma grande cidade é reconhecida como patrimônio da humanidade nessa categoria de paisagem cultural. Esse é um novo paradigma, inclusive para a Unesco. Então, logo após a aprovação da nossa candidatura, a Unesco reconheceu esse novo paradigma e iniciou pesquisas com um grupo de trabalho avançar nesta categoria, que o Rio inaugurou. Todas essas áreas já eram protegidas em diferentes esferas tanto do ponto de vista cultural quanto ambiental. Isso ajudou muito a nossa candidatura. Foi uma candidatura trabalhosa, mas muito referendada e amparada num longo caminho de proteção e de preservação da cidade do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo