Rio assina Carta de Intenção sobre Ações Climáticas em Buenos Aires
Levando em conta que as mudanças climáticas estão entre os maiores desafios da atualidade e impacta a vida da população do mundo inteiro, e que as cidades têm um papel fundamental na construção de sociedades mais inclusivas e verdes, o documento vai permitir que o Rio amplie o diálogo e potencialize ações em prol do meio ambiente, construindo uma agenda ambiental em parceria com os demais municípios participantes de rede.
As medidas de combate às mudanças climáticas incluem a gestão sustentável dos resíduos sólidos urbanos, a promoção da mobilidade sustentável e soluções baseadas na natureza.
– Fazer parte dessa rede é de grande importância, porque possibilita que o Rio una forças com outras grandes cidades e avance cada vez mais no binômio meio ambiente e sustentabilidade. A secretaria está debruçada na temática e, inclusive, atualizou o nome da pasta e reforçou o time de especialistas em mudanças climáticas, a fim de ter uma atuação mais robusta nesse sentido – destacou Caldeira.
Na ocasião, os líderes da região ibero-americana, incluindo cidades como Montevidéu, Santiago, Assunção, Brasília e São Paulo, também fizeram um balanço das atividades realizadas no último ano e compartilharam experiências sobre desenvolvimento sustentável no planeta.