Ilha do Governador

Reunião na Subprefeitura debateu projetos para terreno que seria do Terminal Pesqueiro

O auditório da Subprefeitura da Ilha do Governador recebeu na noite de segunda-feira, dia 15 de dezembro, moradores da Ilha do Governador e autoridades para a segunda reunião sobre o destino do terreno que seria utilizado como terminal pesqueiro na Ribeira.

Durante o debate, lideranças do bairro, professores universitários, ambientalistas e moradores fizeram diversas sugestões. Entre elas que o local seja elaborado em módulos para que todos tenham a possibilidade de participar da aprovação do que será construído, a criação de uma comissão de moradores para acompanhar a obra, também que o espaço abrigue futuramente um equipamento náutico, a construção de um estacionamento devido ao acesso estreito da via e até mesmo a construção de uma via por dentro do Instituto que desafogue o trânsito, entre outras propostas que foram entregues ao da área para que as pessoas possam ter acesso aos equipamentos e, assim, não temos ali um portão fechado.

Dentre as propostas apresentadas estão a instalação no local de um Centro de Estudos e Pesquisas para a formação e qualificação de profissionais; o aproveitamento adequado do terreno com a instalação de um Museu da Pesca. A comunidade propôs também que o local poderia abrigar uma sede dos voluntários que promovem ações espontâneas de limpeza do lixo que contamina a orla da Baía de Guanabara.

“Tivemos uma reunião proveitosa onde a principal ideia é a criação do Instituto Nacional da Pesca, trazendo assim uma universidade federal e outros equipamentos de uso comum para a Ilha do Governador, voltados para o esporte, cultura e meio ambiente. Temos que buscar equipamentos que cuidem e fiscalizem o uso para que a nossa Baía de Guanabara seja mais bem utilizada”, defendeu o subprefeito da Ilha do Governador, Nelson Miraldi.

Estiveram presentes à reunião os vereadores Tânia Bastos e Jimmy Pereira, o secretário executivo do Ministério da Pesca e Aquicultura, Otacílio de Lima Araújo, a superintendente federal da Pesca e Aquicultura no estado do Rio de Janeiro, Suely Amaral e o secretário da Pesca e Aquicultura de São Gonçalo, Vicenildo Medeiros

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo