Reportagem da Globo mostra reencontro curioso entre juiz e ex-traficante do Morro do Dendê
O Esporte Espetacular, da Rede Globo, apresentou hoje (dia 18) uma reportagem com Ronaldo Souza da Costa e Carlos Eduardo Figueredo, que jogaram juntos na década de 90 no time da Portuguesa da Ilha. A matéria, que durante boa parte foi filmada no clube da Ilha do Governador, tratou de um tema que mais parece roteiro de cinema. A vida fez com que os amigos de infância tomassem caminhos opostos.
Ronaldo, que é irmão de um dos maiores traficantes da história do Rio de Janeiro, o Miltinho do Dendê, se envolveu no mundo das drogas logo após seu irmão ser preso. Já Carlos Eduardo se formou em Direito e se tornou o titular da vara de execuções penais do Rio de Janeiro.
Em 2003, Ronaldo que já era uma dos chefes do tráfico no Morro do Dendê, foi preso.
– É como a lei da semeadura, a gente colhe o que a gente planta, então a gente tem procurar plantar coisa boa, pra colher coisa boa, infelizmente eu não plantei – contou à TV Globo.
Mas o destino, após 20 anos, fez com que os dois se reencontrassem. O processo de Ronaldo caiu na mesa de Carlos no fim do ano passado. Com um atestado de bom comportamento na prisão, o preso pedia o benefício de trabalhar fora da cadeia. Impedido de decidir por ter laços de amizade com o preso, Carlos deixou o processo de Ronaldo nas mãos de outro juiz. Mas, como titular da vara, foi ele quem assinou o documento que oficializou o benefício.
Em seu primeiro dia para trabalhar fora da cadeia, Ronaldo foi recebido no portão por Carlos e não conseguia deixar de demonstrar que estava constrangido.
– Depois de ter passado por tudo o que passei, com a liberdade privada, vou procurar pensar muito mais, tomar decisões e procurar tomar decisões certas – contou Ronaldo.