Ilha do Governador

Projeto apoiado pela Moove gera impacto socioambiental positivo e já coletou quase três toneladas de resíduos na Ilha

Foto: Divulgação

A Moove é uma das maiores produtoras e distribuidoras de lubrificantes e óleos básicos do Brasil, com presença em países da América Latina, Europa e nos Estados Unidos. Responsável por fabricar e comercializar os lubrificantes Mobil™, a companhia vem em constante evolução desenvolvendo processos e iniciativas que priorizem premissas e compromissos EESG. Em linha com propósito de “Mover pessoas e negócios do jeito certo para todos”, a empresa se uniu em parceria com a ONG Instituto Terrazul e com o Centro de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (CEA) para implantar o Projeto “Plante Para Neutralizar” na comunidade de Pescadores da Colônia Z10, na Ilha do Governador.

A ação acontece na Área de Proteção Ambiental e Recuperação Urbana (APARU) do Rio Jequiá e mapeou áreas de vegetação degradada e quantidade significativa de resíduos descartados de maneira incorreta. A partir disso, foi elaborada uma proposta de trabalho para realizar a limpeza das áreas e o plantio de mudas, impulsionando a regeneração ecossistêmica e a captura e fixação de carbono. O projeto prevê ainda a realização de atividades socioeducativas, com viés ambiental para as crianças da comunidade. Mais de 70 crianças já foram impactadas pelas ações de Educação Ambiental promovidas com foco na preservação dos manguezais e mudanças climáticas. Segundo Christine Pires, Gerente de Infraestrutura, Institucional e Sustentabilidade, o projeto é uma oportunidade de promover o desenvolvimento sustentável dentro da comunidade local “O ´Plante Para Neutralizar’ nasceu com o objetivo de gerar impacto socioambiental positivo. Por meio dele, promovemos o replantio de mudas de espécies nativas e a retirada de resíduos sólidos que contaminam esse bioma”, afirma.

O projeto completou um ano no último mês de setembro. Durante esse período, já foram coletadas quase três toneladas de resíduos, e plantadas 865 mudas de três espécies nativas. Para comemorar a data foi realizada uma gincana ecológica que contou com cerca de 100 voluntários, entre moradores, pescadores e colaboradores da Moove. Realizada no Centro de Educação Ambiental da Prefeitura do Rio, somente nesta ação foram coletadas mais de duas toneladas de resíduos. O material passou por uma triagem e quando possível, destinado para reciclagem.

Foto: Divulgação

Com cerca de 147 hectares a APARU, onde está localizada a Colônia de Pescadores Z10, foi criada com a finalidade de preservar o manguezal que existe na localidade, conhecida por ser a última grande área de mangue na Ilha do Governador-RJ. O manguezal é um ecossistema rico em biodiversidade e característico de regiões tropicais e subtropicais. Segundo levantamento realizado pela Universidade Federal da Paraíba, os manguezais brasileiros armazenam até quatro vezes mais carbono no solo quando comparados a outros biomas e não estão incluídos como áreas de proteção prioritárias a conservação nas metas apresentadas pelo Brasil no Acordo de Paris.

Para Marcos Lacerda, , Coordenador do Projeto pelo Instituto Terra Azul, as ações desenvolvidas não beneficiam apenas o meio ambiente, mas os moradores da Colônia, pois o projeto visa preferencialmente a contratação de mão de obra local.

A relação da Moove com a Comunidade Z10 já existe antes mesmo da implantação do projeto “Plante Para Neutralizar”. A pandemia de Covid-19 criou a necessidade do isolamento social e algumas consequências para comunidades mais vulneráveis. A companhia deu suporte alimentar a comunidade local, distribuindo 1500 cestas básicas durante o ano de 2021. “A Moove reafirma seu compromisso com a comunidade que vive nas regiões em que atua. Ainda que com um cenário desafiador, realizamos alguns projetos na Ilha do Governador. Na comunidade de Pescadores da Colônia Z10, além da mobilização dos colaboradores da fábrica para doação de alimentos, realizamos um projeto de capacitação com o “Programa de Qualificação em Educação Ambiental e Resíduos Sólidos”. A ação, também em parceria com o Instituto Terrazul e o CEA, foi direcionada para a gestão de resíduos e seu beneficiamento para suporte na geração de renda e visou ensiná-los boas práticas de governança na implementação de uma coleta seletiva na região, com ajuda e envolvimento de toda comunidade e desenvolvimento de parceiros locais”, completa Christine.

Sobre a Moove

A Moove, multinacional brasileira do Grupo Cosan, é uma das maiores produtoras e distribuidoras de lubrificantes e óleos básicos do Brasil, com presença em 11 países, nas Américas (Brasil, Estados Unidos, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai) e Europa (Reino Unido, Portugal, França e Espanha). Desenvolve produtos e serviços especializados em lubrificação que são essenciais para movimentar e propiciar maior eficiência em equipamentos industriais e veículos comerciais e de passageiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo